O investimento em esportes é uma das marcas da atual gestão municipal de Natal. Entendendo a importância do apoio e incentivo a prática esporetiva, a Prefeitura tem executado uma efetiva política pública para o setor, sobretudo para fomentar a cena dos esportes radicais. Prova disso é a ordem de serviço assinada pelo prefeito Álvaro Dias no início da tarde desta quarta-feira (17), no Palácio Felipe Camarão, para a construção de uma wave ramp para a prática do surfskate, na praça Henrique Calone, mais conhecida como praça do Disco Voador, no bairro de Ponta Negra, localizado na zona Sul. Trata-se da primeira wave ramp pública do Brasil. O prazo para construção do equipamento é de 90 dias.

Na rampa, o surfista pode simular cavadas, batidas e manobras que são feitas dentro da água. O surfskate foi criado para proporcionar diversão e treino para surfistas em momentos em que o mar não favoreça boas ondas ou até em viagens para regiões em que o surfista não possa desfrutar do mar para a prática do surf.

“O esporte é prioridade na nossa gestão. A reforma de inúmeras quadras para o lazer e a saúde da população é uma realidade. Também reformamos 109 praças nas quais os natalenses podem praticar diversos esportes, além de caminhar e praticar exercícios físicos. Cito aqui importantes praças reformadas, como a Praça Cívica, a Gentil Ferreira, a praça de Candelária, a praça do Disco Voador, afora o Bosque das Mangueiras e o Parque Ecológico de Capim Macio. Estes são equipamentos que favorecem a prática dos esportes”, assinalou Álvaro Dias.

Ainda segundo o chefe do executivo municipal, a educação também tem recebido investimentos significativos da gestão, notadamente a construção de vários Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e a Escola Municipal de Tempo Integral Padre Tiago Theisen, “a maior e a melhor escola de tempo integral do Brasil”.  Ele disse, ainda, que a Prefeitura dará continuidade ao Programa Asfalto Novo, com mais investimentos na malha viária de Natal, objetivando melhorar o tráfego de veículos e proporcionar mais segurança aos pedestres.

Na avaliação da secretária municipal de Esporte e Lazer, Jódia Melo, a wave ramp irá se juntar a já existente pista de skate street na praça do Disco Voador, oferecendo mais uma oportunidade para os praticantes do surf e do skate de testarem seu talento em um esporte que há 10 anos ganhou força no país, não obstante ter surgido há cerca de 28 anos na Califórnia, Estados Unidos. “A gestão Álvaro Dias tem dado muito apoio aos esportes, especialmente aos esportes radicais, como é o caso do skate e agora do surfskate. Temos pistas de skate nas quatro regiões da cidade. A construção da wave ramp dará um enorme impulso à modalidade no município e propiciará a inclusão de muitos simpatizantes do skatesurf em Natal”.