As mães que necessitarem realizar uma cesariana na Maternidade das Quintas agora contam com um moderno centro cirúrgico, reaberto pela prefeita do Natal Micarla de Sousa, na tarde desta sexta-feira (3). O equipamento voltou a funcionar depois de oito anos paralisado, interditado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) por falta de condições de funcionamento.
Obedecendo as normas do CRM, na maternidade das Quintas poderão ser feitas cesáreas de baixo risco, cirurgia que há cerca de oito  de anos não era realizada na rede municipal de saúde de Natal. A população também será beneficiada com o novo exame chamado “Cardiotocografia” – exame ao qual avalia o bem estar do feto.      
“Agora não será mais necessário encaminhar as mães, quando da urgência de uma cesariana, para a Maternidade Januário Cicco ou para o Hospital Santa Catarina”, informou a diretora da maternidade, Swami Bezerra.  
Além de nova estrutura, a maternidade funcionará também com escala nova de médicos. Composta de 03 obstetras, 02 pediatras, 01 anestesista, bioquímico, serviço social, nutricionista, equipe de enfermagem, e mais 03 médicos por turno para reforçar o centro cirúrgico.

Só na manutenção foram investidos cerca de 80 mil reais, fora os investimentos com os equipamentos do centro cirúrgico que são de excelente qualidade. Para a prefeita, “O bairro das Quintas recebeu uma maternidade digna, que irá proporcionar uma gestação mais tranqüila para a população do bairro e das adjacências”.
“A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que em até 12% dos partos normais sejam cesarianas”, informou a administradora da maternidade, Francinete de Medeiros Pinheiro.
 
Estrutura
O centro cirúrgico da Maternidade das Quintas tem uma estrutura formada por sala de cirurgia com mesa, monitores, bisturi elétrico, eletrocardiograma, oximetro de pulso, foco cultural, cardioversos, disfibrilador, eletrocardiograma, bomba de efusão, entre outros equipamentos. Existe ainda uma sala de recuperação anestésica com duas camas.