São cerca de 400 atendimentos por dia na área de urgência e emergência com total interação, também, com os serviços do SAMU. A UPA Pajuçara tem mudado o perfil de atendimento médico na capital potiguar nos últimos meses e o trabalho integrado ao SAMU virou referência nacional. A prova é o convite do Ministério da Saúde para que a equipe de profissionais de Natal faça a palestra "UPA e SAMU - Juntas no atendimento às emergências", no III Congresso da Rede 192 do Brasil.

O convite para participar efetivamente do evento partiu do próprio Ministério da Saúde. Informado do congresso, o secretário Thiago Trindade designou a participação da enfermeira do Samu, Renata Lima Pessoa, como palestrante. Renata, que integrou ativa a equipe de instalação da 1ª UPA de Natal, embarca essa semana rumo a capital federal, onde fará uma palestra ainda no 1º dia do Congresso.

Segundo Renata, o objetivo é mostrar aos participantes do evento como se dá a integração dos dois serviços na capital potiguar. "Vamos explanar sobre a integração do Samu, que realiza o atendimento pré hospitalar, com a UPA, que é a porta de chegada desses pacientes", explica a enfermeira. "Queremos mostrar que na prática, a teoria funciona conforme determina o governo federal, ou seja, uma unidade de demanda aberta", destaca Renata.

Entre outros assuntos, a enfermeira vai explicar também como funciona a UPA de Pajuçara, com seus 400 atendimentos diários em clínica médica e pediatria, e o índice de satisfação da população, que superou as expectativas da Prefeitura de Natal.

Com esse novo serviço na rede municipal, Natal passou a ser vista como serviço de referência para o resto do país no que diz respeito ao atendimento de urgência porque a UPA nasceu nos moldes do que determina o Ministério da Saúde, e com o apoio do Samu.

Segundo o secretário Thiago Trindade, é um exemplo de bom funcionamento, no que diz respeito à estrutura física, material e número de leitos. "Por isso fomos convidados a participar como case de sucesso no Congresso Nacional do Samu", comemora Thiago.

O evento acontece em Brasília, nos dias 09, 10 e 11 desse mês. Além de Renata Pessoa, os coordenadores Wilma Dantas de Enfermagem, Adson Vale e Grayce Louise do Núcleo de Educação Permanente, também participarão do congresso, além de outros funcionários.