A inscrição no Cadastro Único passou a ser requisito indispensável para a obtenção de descontos na Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede até 65% de desconto na conta, além de doações de geladeiras e lâmpadas. O principal critério para a concessão do benefício passa a ser a renda do consumidor, e não mais o consumo de energia. “Antes bastava se dirigir à Cosern e fazer o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica para ter o desconto. Agora, com as novas regras, é necessário que o usuário também tenha o seu Número de Identificação Social – NIS, referente ao Cadastro Único”, declara Janaína Bandeira, Coordenadora do Cadastro Único da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas.
Todos as pessoas que atualmente são beneficiados pelo Programa Bolsa Família, Programa que integra o Cadastro Único, têm direito à Tarifa Social, pois já possuem o NIS. Quem já tiver o número, deve entrar em contato com Cosern pelo teleatendimento 116 para solicitar o desconto. Já aqueles que ainda não possuem o cadastro, devem procurar algum Posto de Atendimento do Cadastro Único/Bolsa Família.

A coordenada do Cadastro Único afirma que há requisitos que devem ser preenchidos para se inscrever no Cadastro Único. “É preciso ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e/ou de três salários mínimos no total por família”, explica Janaína Bandeira. A inscrição tem que ser feita pelo titular da família que deve levar a documentação de todos os membros da casa. Os documentos dos adultos são: carteira de trabalho, contra-cheque, identidade, CPF e título de eleitor. E das crianças/adolescentes são: certidão de nascimento, declaração da escola e comprovante de residência. Todos os documentos devem ser originais. Em caso de dúvida para a obtenção do NIS, basta ligar para os números 3232-9290 / 3232-9248.

POSTOS DE ATENDIMENTO DO CADASTRO ÚNICO/BOLSA FAMÍLIA:

Semtas: Avenida Bernardo Vieira, Nº 2180 – Dix-Sept Rosado.
Cras – Pajuçara: Rua Flor do Paraíso, 319, Pajuçara.
Cras – África: Rua da Gameleira, 316, Redinha.
Cras – Salinas: Rua dos Pataxós, Nº 50, Salinas.
Cras – Nossa Senhora da Apresentação – Avenida das Fronteiras, 2101 – Nossa Senhora da Apresentação.
Casa dos Ofícios – Zona Norte: Rua Bariri, S/N, Gramoré.
Cras – Guarapes: Rua Lagoa Seca, N° 02 Guarapes (Próximo à Quadra de Esportes).
Centro Público – Alecrim: Rua Fonseca E Silva, Nº 1112, Alecrim.
Cras Passo da Pátria – Rua Capitão Silveira Barreto, 1016 – Alecrim.
Cras Planalto – Rua Cônego Deoclides Diniz, 135 – Planalto.
Sobre o Cadastro Único
O Cadastro Único é um instrumento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS (Governo Federal), executado em Natal pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas. Tem como objetivo identificar e caracterizar as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de três salários mínimos no total por família. A partir do Cadastro Único é possível conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, com informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos e também dados de cada componente da família. Atualmente o Cadastro Único em Natal conta com mais de 82 mil famílias inscritas que já se beneficiam de Programas Sociais.