A Prefeitura do Natal está intensificando esta semana o Plano de Conservação de Vias Públicas por meio de conserto de ruas pavimentadas com asfalto e com paralelepípedos. A informação foi dada pelo diretor de Obras da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infra-Estrutura (Semopi), Caio Pascoal.

Segundo Caio Pascoal, esse trabalho de conservação e manutenção da malha viária da cidade é uma função rotineira do município. No entanto, está sendo intensificada esta semana em função da mudança do clima. “Nesses dois últimos meses não pudemos trabalhar muito por conta das chuvas”.

Caio Pascoal revela que a Semopi está organizando um cronograma para executar trabalhos durante a noite nos bairros da Cidade Alta, Ribeira e Alecrim. De acordo com ele, são bairros onde predomina comércio, ruas estreitas e estacionamentos. Além do tráfego de veículos que é intenso durante o dia, o que dificulta o trabalho.

Nesta segunda-feira, a Semopi está aplicando aproximadamente R$ 35 mil na implantação de 100 toneladas de asfalto para recuperar as seguintes ruas: Avenida Paulistana, no Conjunto Panatis, Norton Chaves, em Nova Descoberta, Rui Barbosa, em Morro Branco, Porto das Pedras e Avenida das Alagoas, no Jiqui/Pirangi, e a Avenida Airton Sena beneficiando diversos conjuntos.

A programação diária de manutenção e conservação de vias públicas beneficia, ainda, bairros das zonas Norte, Oeste e Sul, com serviços de recuperação da pavimentação em paralelepípedos. Segundo dados do Departamento de Conservação estão sendo recuperadas as ruas Pedrinho Bezerra, no Km 06, Madre Tereza, em Ponta Negra e Paraguaçu, no Conjunto Gramoré.

A Secretaria também iniciou esta semana a recuperação da rede de drenagem pluvial da Rua Bom Pastor com a Nascimento de Castro, no bairro do Bom Pastor, e das instalações físicas da Lagoa do Conjunto Parque das Dunas II. Na lagoa, está sendo feita a substituição de estacas de concreto, colocação de arames (para cercar a lagoa) e pintura das alvenarias da casa de bombas.