Aprovada por 98,8% da população natalense, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pajuçara completou um ano de funcionamento nesta semana. Esta é a primeira unidade de Urgência e Emergência 24 horas da Prefeitura do Natal gerenciada pelo novo modelo de parceria com Organizações Sociais. Desde a sua inauguração em nove de junho de 2010, a UPA Pajuçara já atendeu mais de 106 mil usuários nas especialidades de pediatria e clínica médica, sendo esta a mais procurada, e realizou cerca de 60 mil procedimentos, entre eles, patologia clínica e radiodiagnóstico.

Para a secretária municipal de Saúde, Maria do Perpétuo Nogueira, o aniversário da UPA é motivo de comemoração. “A UPA Pajuçara presta um grande serviço à Zona Norte da capital e de toda a Grande Natal porque vem desafogando os hospitais da capital, em especial, o Hospital Santa Catarina. Oferecemos um serviço de excelência e que é aprovado pela população por ser ágil e resolutivo”, frisou a titular da SMS.

Com mais de 300 pacientes atendidos diariamente, a UPA de Pajuçara, que funciona 24 horas, está equipada para atender pequenas e médias urgências e emergências, com quatro consultórios médicos, salas de acolhimento, observação, setor de pronto atendimento, setor de diagnóstico e terapêutico, além de laboratório para a realização de exames e salas de raios-X, gesso, sutura, medicação e nebulização. A população tem à disposição, ainda, uma equipe 24 horas composta por quatro clínicos gerais e um pediatra.

A unidade conta ainda com uma equipe formada por 150 profissionais, sendo 28 médicos. A unidade é dotada também de quatro consultórios médicos, 12 leitos, salas de acolhimento, observação, setor de pronto atendimento, setor de diagnóstico e terapêutico e é totalmente informatizada, com modelo de atendimento que segue o protocolo de Manchester, usado nos países da Europa e no Canadá.