Apesar da chuva, muitas pessoas saíram de casa no último domingo, dia 12, para prestigiar o Programa Pedal Livre promovido pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, na Av. Afonso Pena, no Tirol. Ao longo do principal corredor do bairro, famílias inteiras aproveitaram o espaço exclusivo para prática do Pedal Livre e da caminhada.

O casal Marcos e Francisca Costa, representante da ONG Ciclistas do Planalto, parabenizou a prefeita Micarla de Sousa por inovar com uma proposta diferente de mobilidade para cidade. “Muito mais do que somente estimular o exercício por meio de uma bike, o programa propõe diminuir a necessidade de viagens motorizadas em viagens de origem e destino dentro de uma mesma região na cidade.”

Para o coronel Francisco Araújo, adepto do ciclismo há muito anos, o Executivo municipal com o Pedal Livre “vem repensando a circulação de veículos na cidade, priorizando os meios não motorizados nos planos e projetos de mobilidade para Natal.”

Quem aproveitou o domingão também para uma caminhada, foi o chefe da Casa Civil da Prefeitura do Natal e engenheiro civil, Kalazans Bezerra. Kalazans há muito defende a implantação de projetos como esses em Natal. “É a prefeitura repensando a circulação de veículos e incluindo no trânsito novas formas de deslocamentos que estavam excluídos do sistema”, destacou ele.

Para os gestores da Semob, a expectativa é que o programa ao longo das próximas semanas possa atrair cada vez mais adeptos e que, a exemplo de outros importantes centros urbanos, Natal assimile o respeito com o ciclista e tenha também mais uma forma de se deslocar no município. Ganha Natal, o cidadão e o meio ambiente também.