A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) entrega na tarde desta segunda-feira, dia 12 de setembro, ao Gabinete da Prefeita Micarla de Sousa, a proposta do projeto de iluminação cênica e pintura cuja proposta é revitalizar o prédio do Palácio Felipe Camarão, atual sede da Prefeitura, situado no bairro de Cidade Alta.

De acordo com a arquiteta e diretora do Departamento de Planejamento, Projeto e Patrimônio da secretaria, Ana Carla Galvão, o projeto prevê a instalação de uma iluminação direta, de baixo para cima, destacando os pilares, a cúpula, o nome, e os símbolos do prédio da Prefeitura. As lâmpadas serão do tipo LED, pois apresentam menor consumo de energia e maior durabilidade.

“A iluminação contribui para valorizar a fachada do prédio, restaurando e preservando o patrimônio histórico da cidade, atraindo olhares da população e dos visitantes”, explica Ana Carla. Segundo a arquiteta, foi planejada também a proposta para novas cores e pintura da parte externa do prédio. A equipe da Semurb elaborou ainda um laudo de inspeção que aponta ajustes para posteriores trabalhos de manutenção das instalações do imóvel.

Aproveitando a proposta do projeto que será encaminhada ao Gabinete, a equipe do setor propôs a implantação da iluminação cênica para todo o centro histórico de Natal, que corresponde ao bairro de Cidade Alta e Ribeira. “Desta forma vamos estimular o turismo noturno na cidade, oferecendo à população e aos visitantes uma alternativa de passeio diferenciada. Como intervenção inicial, estamos enviando o projeto de iluminação cênica e pintura do palácio” diz Ana Karla.

Segundo a arquiteta da Semurb, após apreciação e aprovação da proposta pela prefeita Micarla de Sousa, o material deverá ser encaminhado ao Ipham para avaliação, porque trata-se de uma intervenção em patrimônio histórico. Depois disso, deverá ser levado à Semsur para que o projeto seja executado.