A Caravana da Saúde Escolar chegou, nesta segunda-feira (12), à Praia do Meio, onde realiza exames vocais, auditivos e visuais, até a tarde de amanhã, na Escola Municipal Laura Maia. A instituição possui 202 alunos matriculados e um quadro de 22 profissionais. A previsão é que todos sejam atendidos durante a visita ao local.

“Um dos pontos positivos, desta nova etapa, foi a ampliação do número de atendimentos em cada escola para a média de 300 alunos e, como somos de porte pequeno, todos poderão passar pela avaliação”, destaca a professora Maria José Pinheiro, vice-diretora da escola.

Desenvolvido pelas secretarias municipais de saúde e educação de Natal, em parceria com o Instituto Pedro Cavalcanti (IPC), e com quase dois anos de atuação na cidade, o projeto é dirigido a crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de educação, além de docentes e equipes de apoio.

Seu principal objetivo é resgatar a diminuição da repetência e evasão escolar, através do diagnóstico precoce, tratamento e cura de distúrbios auditivos, vocais e visuais, trabalhando na melhora da qualidade de vida dos envolvidos no processo educacional.

Operacionalização

A cada semana, uma escola diferente recebe a visita de uma equipe médica, munida de todos os equipamentos necessários para realizar os atendimentos dentro da instituição. Aos professores são oferecidos consulta com o otorrino e exames de laringoscopia e espectrografia vocal e aos alunos, consulta com oftalmologista e otorrinolaringologista, exames de audiometria, otoscopia, tonometria e teste de acuidade visual.

Da prevenção à cura de problemas

Além de exames e consultas, durante as visitas às escolas da cidade, o projeto conta ainda com o trabalho de contrapartida do Instituto Pedro Cavalcanti, que disponibiliza, quando necessário, exames complementares e cirurgias a todos os profissionais e alunos atendidos.