Equipe de técnicos e secretários da Prefeitura do Natal, liderada pelo vice-prefeito Paulinho Freire e pelo secretário municipal do Esporte, Juventude, Lazer e da Copa do Mundo da FIFA (Secopa), Rodrigo Cintra, apresentou na manhã desta quarta-feira (14), em Brasília, o segundo balanço geral dos preparativos, a matriz de responsabilidades e prazos a serem cumpridos pelo município para a realização da Copa 2014 em Natal, além da execução das obras do Arena das Dunas. O Governo do RN foi representado pela governadora Rosalba Ciarlini com sua equipe de secretários, que também apresentaram o cronograma de obras em Natal.

A capital potiguar está dentro do cronograma estabelecido pelo Governo Federal, conforme reconhecimento do Ministério dos Esportes. A apresentação aconteceu no Palácio do Itamaraty para os ministros Mirian Belchior (Planejamento), Mário Negromonte (Cidades) e Orlando Silva (Esportes).  Por parte do município, a apresentação teve como foco intervenções em mobilidade urbana, que tem sob sua responsabilidade a execução de dois de um total de cinco lotes de dois eixos estruturantes. “Esta apresentação demonstra que Natal está em dia com suas obrigações e segue o cronograma do Governo Federal para as obras da Copa”, declarou o secretário da Secopa, Rodrigo Cintra, responsável pela apresentação aos ministros.

Ainda nesta quarta-feira, a realização do primeiro lote das obras foi garantida pelo Ministério da Fazenda com a liberação do aval para a Prefeitura contratar o empréstimo de R$ 293 milhões junto à Caixa Econômica Federal. A liberação permitirá que as obras do primeiro lote, que já foram licitadas, sejam iniciadas no próximo mês de novembro quando deverá ser assinada a ordem de serviço.  Ao todo, serão investidos R$ 338 milhões, sendo R$ 293 milhões de financiamento e R$ 45 milhões de contrapartida do Município. “A expectativa é de que cheguemos ao final de 2013 já com obras concluídas”, pontuou o secretário Rodrigo Cintra.

A equipe da Prefeitura do Natal em Brasília ainda foi formada pelos secretários municipais de Gestão de Pessoas e Modernização Organizacional (Segelm), Vagner Araújo; de Mobilidade Urbana (Semob), Ana Elizabeth Thé; de Obras Publicas e Infraestrutura (Semopi), Sérgio Pinheiro, e pelo presidente da Ativa, Rivaldo Fernandes.