Na próxima quarta-feira,21, das 14h30 às 16h, a Secretaria Municipal de Saúde do Natal (SMS), por meio da equipe de Assistência Farmacêutica do PRO SUS, realizará a II Capacitação sobre Educação em Diabetes, voltada a pacientes cadastrados no Programa de Insulinas Especiais e funcionários das unidades de saúde. A atividade acontecerá no auditório da própria SMS, localizada à Rua Fabrício Pedroza, nº 915, Ladeira do Sol (prédio do antigo Novotel). Estão sendo oferecidas 60 vagas, cujas inscrições podem ser feitas pelo telefone 3232-3824 (PRO SUS).
 
Na ocasião, os participantes irão assistir a uma palestra sobre Educação em Diabetes, que abordará temas como cuidados com alimentação, técnicas de aplicação de insulina e processo de insulinação. Além disso, receberão um kit contendo uma cartilha com informações de cuidados, prevenção e controle da doença e um marcador corporal de insulina. O objetivo principal do evento é orientar os participantes sobre os cuidados e prevenção que devem ter com a diabetes. 
 
Para a farmacêutica e uma das coordenadoras da capacitação, Maria Tereza Coelho Cortez dos Santos, “essa é a segunda capacitação que realizamos sobre diabetes. A primeira ocorreu há um mês e foi uma surpresa pela adesão e participação que tivemos. Muitas pessoas que têm a doença há mais de 10 anos puderam aprender coisas novas e levarem para seus cotidianos. Essa capacitação é voltada a pacientes com diabetes e pretendemos conseguir atingir o sucesso que tivemos na primeira”, destacou.
 
O PRO SUS é um unidade especial de dispensação de medicamentos da SMS. Recentemente foram recadastradas 1.600 pessoas que recebem medicamentos especiais, porém o programa atinge uma demanda maior distribuindo medicamentos como o Prolopa, para tratar a doença de Parkinson, insulinas especiais, usuários cadastrado no programa de Glaucoma e demandas judiciais.
 
Segundo dados do Núcleo de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) da SMS, a amostragem do Ministério da Saúde referente ao município demonstra que há mais casos do tipo 2 (746 pacientes cadastrados) do que do tipo 1 (275), destes, a maior concentração está nos pacientes do sexo feminino com o tipo 2 (473). Os dados chamam a atenção para a associação entre a diabetes e a hipertensão, cujo número da amostragem chega a 3.250 pacientes entre homens e mulheres.
 
O Hiperdia é um serviço de acompanhamento de hipertensos e diabéticos, no qual a unidade de saúde, por meio de uma equipe multiprofissional rastreia diagnósticos e também realiza orientações de forma efetiva e permanente sobre como prevenir e cuidar doenças cardiovasculares e diabetes e melhorar o bem estar e qualidade de vida desses pacientes, em sua maioria idosos.