O Parque Natural Municipal da Cidade do Natal Dom Nivaldo Monte passa a compor em definitivo o acervo público do município. A entrega oficial dos títulos de propriedade foi feita na manhã desta segunda-feira, 19 de setembro, pelo secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Bosco Afonso a prefeita de Natal Micarla de Sousa. A solenidade ocorreu no auditório do Parque, e contou com a presença de diversas autoridades.

Para a prefeita do Natal, o momento era de muita emoção “agora podemos dizer o Parque é nosso”, resumiu. Micarla de Sousa falou sobre a importância que o ato representa: “É uma conquista para a população natalense, após cinco anos de trabalho, regularizarmos a área do Parque. Isso nos dá a segurança para o recebimento de recursos do governo federal com a inclusão do Parque no Cadastro Nacional de Unidade de Conservação (CNUC)”.

A inclusão do Parque da Cidade no Cadastro Nacional representa a inserção definitiva da Unidade de Conservação, na concorrência por uma das três vagas destinadas ao Rio Grande do Norte pelo programa Parques da Copa do Governo Federal. O foco do programa é demonstrar por meio dos parques naturais, o ecossistema das cidades-sedes. A iniciativa está dentro das medidas propostas pelo Governo Federal para fazer a Copa do Brasil a mais sustentável.

Para o secretário da Semurb, Bosco Afonso, este é um momento gratificante para a secretaria diante das dificuldades enfrentadas para que o documento fosse finalizado. “A Semurb se sente orgulhosa em entregar a prefeita do Natal as escrituras públicas que simbolizam a posse da área do Parque. Este trabalho reflete anos de empenho entre a secretaria e a procuradoria do município”, enfatiza.

Encerrando a solenidade, a prefeita Micarla de Sousa fez a entrega de diversos equipamentos para a equipe do setor de manejo do Parque, como calças e capacetes de proteção para as atividades de campo, além de roçadeira, aspirador de pó e podadores.

Parque
O Parque da Cidade possui uma área de 132,36 hectares e está situado na Zona de Proteção Ambiental 1 (ZPA-1), entre os bairros de Candelária e Cidade Nova. Com uma rica biodiversidade de espécies remanescentes de mata atlântica, e de animais mamíferos, répteis e pássaros, o Parque foi idealizado com o objetivo de preservar uma das principais áreas de recarga de aqüífero de Natal. A estrutura do Parque abrange dois estacionamentos (Leste-Oeste), dois pórticos de entrada, cinco trilhas pavimentadas (6,5 km), quatro unidades de descanso, quatro baterias de banheiros, biblioteca, auditório, centro de educação ambiental, memorial da cidade e mirantes.