A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, participou na manhã desta segunda-feira (26) da abertura do Fórum Legislativo das Cidades-sedes da Copa de 2014, realizado na plenarinho da Assembleia Legislativa. O evento teve como objetivo acompanhar o que vem sendo feito para que Natal receba o mundial em pouco mais de dois anos. Na ocasião, a chefe do Executivo Municipal informou que na tarde de hoje assinará o contrato com a Caixa Econômica Federal para liberação dos recursos das obras de mobilidade urbana.

“Natal está cumprindo todos os prazos estabelecidos e hoje a tarde inclusive assinaremos o contrato com a Caixa para a liberação dos 338 milhões de reais para início do primeiro lote de obras de mobilidade urbana. Assinaremos também o contrato para a construção do túnel de drenagem do Arena das Dunas que beneficiará sete bairros, incluindo duas lagoas de captação. Tudo isso está sendo conseguido com os esforços da Prefeitura com a grande parceira da presidente Dilma Rousseff”, informou Micarla aos deputados.

Além da fala da prefeita, o secretário da Secopa, Rodrigo Cintra, fez uma apresentação do status da Copa em Natal, com a matriz de responsabilidades do município. A apresentação do município aos deputados federais foi a mesma exposta em Brasília aos ministros de estado na semana passada.

O Fórum foi promovido pela Comissão de Turismo e Desporto da Câmara Federal, que tem como presidente o deputado federal Jonas Donizette. O evento foi coordenado pelo deputado federal potiguar, Fábio Faria e ainda contou com a participação da governadora Rosalba Ciarlini, dos deputados federais Romário e Acelino Popó, dos deputados federais da bancada potiguar, senadores potiguares e deputados estaduais, além do secretário da Secopa/RN, Demétrio Torres.

Os debates que a CTD vem realizando em todas as 12 cidades-sede fazem parte de um acordo firmado entre o governo brasileiro e a FIFA. Assim como esta, diversas obrigações legais foram assumidas, e farão parte de uma proposta de Lei Geral da Copa, que será enviada em breve pelo Executivo ao Congresso Nacional.

Visita ao Arena
Após a realização do Fórum a prefeita Micarla de Sousa, juntamente com a comitiva de deputados e secretários da Copa do Município e do Estado, visitou o canteiro de obras do estádio Arena das Dunas para acompanhar de perto a execução das obras.

De acordo com a Secopa/RN, atualmente está sendo realizada a terraplanagem e a retirada dos materiais recicláveis do ginásio machadinho que até o fim de outubro será demolido para o avanço das obras. A previsão é que o estádio seja concluído em dezembro de 2013.