Foi aberto nesta segunda-feira,26, no Centro de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), o 5º Seminário Potiguar Prazer em Ler. O evento veio a confirmar que Natal é a capital nacional da leitura no âmbito das escolas públicas. O seminário acontece até terça-feira,27. Cerca de 600 educadores participam de uma série de palestras e discussões referente ao "Acesso à cultura, um direito!".


O primeiro dia de programação contou com um momento literário, lançamento do cordel “Rio Grande do Norte de Leitores”, de Sirlia Sousa, exibição do documentário “A Leitura Literária na Escola Pública Potiguar” e palestra com Silvia Castrillón Zapata, presidente da Associação Colombiana de Leitura e Escritura.


Silvia Castrillón é referência no desenvolvimento de bibliotecas da América Latina e especialista em políticas públicas de apoio à leitura. Formada em biblioteconomia, tem liderado na Colômbia a criação de diversas instituições de promoção de leitura.


O secretário municipal de Educação, Walter Fonseca, foi representado pela professora Miriam Dantas, do Departamento de Ensino Fundamental. "Estamos vivendo um momento ímpar para a rede municipal de educação. Transformando uma política de Estado através da leitura e ampliando nas escolas o Plano Municipal de Leitura. Estamos convocando as escolas do município para ampliar o numero de inscrições no concurso de leitores. Isso é um passo importante para implantar definitivamente uma verdadeira política de leitura nas escolas. As escolas precisam assumir o compromisso com a leitura além das suas bibliotecas. Que a leitura seja como um direito de cidadania, que não pode deixar de estar presente na família, no lazer, na busca de conhecimentos”, disse.


Na programação um encontro com o escritor Affonso Romano de Santana, que vai falar sobre o mais recente trabalho, o livro "Ler o Mundo". Outra atividade  desenvolvida contou com a participação dos professores Ivoneide Bezerra de Araújo Santos, Adriano Lopes Gomes e da escritora Salizete Freire.