A secretária municipal de saúde do Natal, Maria do Perpétuo Socorro Lima Nogueira, fará visita nesta quarta-feira (28), às 9h30, ao Projeto A Gente Contra a Dengue, promovido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no Auditório do Supermercado Nordestão loja Tirol, onde serão desenvolvidas atividades com alunos das Escolas Municipais Mareci Gomes e Juvenal Lamartine.

O projeto é uma iniciativa da Rede de Supermercados Nordestão em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do CCZ Natal, Secretaria Municipal de Educação e município de São Gonçalo do Amarante.

O objetivo do projeto é sensibilizar alunos do 5º ao 9º ano para atuarem como multiplicadores das ideias acerca da prevenção à dengue, junto com seus colegas e nos espaços onde moram.

As oficinas interativas são realizadas nas lojas do Supermercado Nordestão três vezes por semana sob responsabilidade dos educadores do CCZ. Cada aluno participante do projeto recebe todo o material, que inclui camiseta, boné, mochila, lápis, cartilha educativa e régua, e a escola recebe CDs e DVDs com filmes e músicas sobre a prevenção da dengue. As oficinas são realizadas para 30 estudantes, sendo 15 de cada escola.

Além do tema dengue, durante as oficinas as nutricionistas também apresentam palestras sobre alimentação segura e saudável. Ao final do projeto, é realizado um concurso de histórias em quadrinhos entre os alunos participantes. O vencedor recebe um netbook e o segundo e terceiro colocados recebem uma máquina fotográfica, já a escola vencedora é premiada com um ano de internet.

De acordo com o chefe do Programa de Educação e Comunicação em Saúde do CCZ, João Pedro Neto, “em 2009 foram contempladas 29 escolas municipais da zona norte de Natal e 11 escolas municipais de São Gonçalo do Amarante. No ano de 2010, 21 escolas municipais da zona oeste, 17 escolas estaduais da zona oeste de Natal e 9 escolas municipais de São Gonçalo do Amarante”, informou.

“Somente neste ano foram trabalhadas 9 escolas municipais da zona leste, 10 CMEI da zona leste, 38 escolas estaduais da zona oeste e leste e 10 escolas em São Gonçalo do Amarante”, completa João Pedro Neto.

Em três anos de existência, A Gente Contra a Dengue já beneficiou cerca de 60 mil estudantes informados sobre a prevenção à dengue nas escolas cujo projeto é desenvolvido.