A Prefeitura Municipal de Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), participou nesta terça-feira (27), às 17h, de importante evento na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN). A renovação por mais um ano do Termo de Parceria entre a Prefeitura do Natal e o SESI para atender aos jovens do Projeto ViraVida. O evento contou com a participação do titular da Semtas, Alcedo Borges, e da secretária adjunta da assistência social, Verônica Dantas.

“O ViraVida é um projeto de extrema relevância para a transformação social e de inclusão dos nossos jovens e de suas famílias. É com muita satisfação que a Prefeitura se apresenta como parceira desse projeto, e renova as atividades. A equipe da Semtas está a disposição para o melhor desenvolvimento das ações que envolvem o Projeto”, declarou o titular da Semtas.

Lançado em 2008 pelo SESI em parceira com a FIERN, o ViraVida tem o objetivo de resgatar jovens em situação de exploração sexual com a oferta de educação básica e profissionalizante. Desde 2009, o ViraVida passou a integrar os serviços sócio-assistenciais oferecidos pelas Semtas, como o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

"É importante ressaltarmos que hoje todos os nossos jovens beneficiados com a parceria da Semtas com o ViraVida são provenientes de encaminhamentos realizados pelos CREAS. Isso quer dizer que estamos oferecendo o que temos de melhor em serviços para o público que realmente precisa e tem o perfil do Projeto", revela a secretária adjunta.

ViraVida:
O projeto Vira Vida tem como objetivo resignificar a história de vida de adolescentes e jovens em situação de exploração sexual, com faixa etária entre 16 a 21 anos de idade, pela qualificação profissional, assistência psicossocial aos jovens e encaminhamento ao mercado de trabalho. Tal ação pretende ainda, restaurar e fortalecer os vínculos familiares, bem como estimular o retorno deles ao ensino formal. Dessa forma, o jovem deixará a posição de vítima cujos direitos foram violados e passará a ser um cidadão em busca de crescimento e realização pessoal.

É uma iniciativa do Conselho Nacional SESI, tendo como parceiros o SENAI, SENAC, SESC e SEBRAE, bem como o apoio dos governos federal, estadual, municipal e com todas as instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos dos adolescentes e jovens.

A Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, firmou em 15 de janeiro de 2009 uma parceria com o Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria – SESI/DR-RN, por meio do termo de cooperação técnica n° 001/2010. A parceria visa colaborar com o Projeto de Apoio às Famílias (PAF), o qual utiliza um conjunto de ações, entre si complementares, de modo a oferecer às famílias dos jovens do Projeto VIRAVIDA os serviços Socioassistenciais necessários à melhoria da sua qualidade de vida e o melhor desempenho das ações que deverão ser compartilhadas no apoio e acompanhamento da educação dos seus filhos, buscando, também, resignificar e fortalecer vínculos familiares.

As famílias dos jovens atendidos pelo referido Projeto são acompanhadas pelos CRAS, que realizam visitas domiciliares, com emissão de relatórios sociais e encaminhamentos para rede de Proteção Social, assim como pelos CREAS e DEPAD, que desenvolvem oficinas mensais com temas transversais, seguindo um plano de ação, elaborado pela Semtas, em conjunto com o Projeto.

No mês de agosto de 2011, o Conselho Nacional do SESI capacitou 04 profissionais da Semtas, para realizarem rodas de terapia comunitária - uma nova metodologia a ser aplicada com os jovens e familiares atendidos pelo Projeto.