Ainda dentro das comemorações do Dia do Idoso, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), por meio do Programa de Atenção à Pessoa Idosa – API Conviver, realizou durante esta quinta-feira (27), uma grande festa com muita animação e descontração para um público de aproximadamente 1.500 idosos que participam de grupos e centros de convivência vinculados ao programa. O evento, que celebra a data do 1º de Outubro, Dia Internacional do Idoso, e aconteceu no SESI Clube, na Av. Capitão Mor Gouveia.

De acordo com Marcela Caldas, Coordenadora do API Conviver no município de Natal, a festa em comemoração ao Dia do Idoso é um momento de diversão e valorização da qualidade de vida, em que estão sendo oferecidas uma série de atividades que irão preencher a programação do evento. “Nós organizamos uma ótima programação, voltada exatamente para a interação dos idosos e valorização da qualidade de vida. Então, organizamos palestras sobre “Importância do exercício físico” e “Qualidade de vida”, além disso iremos oferecer também momentos de brincadeiras e ginástica. E para animar toda essa programação convidamos um trio de sanfoneiros”, explica a coordenadora.

Além das atividades destacadas pela Coordenadora do API Conviver, o evento também contou com a apresentação de grupos de idosos atuando com danças folclóricas como Boi de Reis e Pastoril, animando os idosos que prestigiaram a comemoração. “Foi maravilhoso ter a oportunidade de participar dessa festa. Um momento de incentivo e motivação para os idosos e valorização também da cultura de nossa terra”, relata Lourdes Galdino, 65 anos que participa do Grupo de Idosos Sempre jovem das Quintas.

Segundo a Secretária Adjunta da Assistência Social no Município, Verônica Dantas, realizar esse evento ressalta a importância da Semtas em valorizar a qualidade de vida da população idosa do município de Natal. “Reunir os idosos nesse momento compartilha as experiências vivenciadas diariamente nos grupos de idosos vinculados à secretaria, além de mostrar os trabalhos e atividades desenvolvidas em cada núcleo”, ressalta.

Marcela Caldas ainda acrescenta que além dos 58 grupos, 2 centros de convivência articulados com a Semtas e mais os grupos de idosos dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, desenvolvidos pela secretaria, o evento também convidou um grupo de idosos do CRAS de São Miguel do Gostoso para participar da festa. “Queremos cada vez mais incentivar a integração e empreender iniciativas tendentes a promover o bem estar das pessoas idosas, para que eles se sintam importantes e valorizados”, finaliza a Coordenadora.

Na ocasião também foi oferecido aos idosos um almoço e lanche, além dos serviços de verificação de pressão, glicemia e orientação sobre prevenção contra DST’s com a distribuição de preservativos.