A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), realizou na manhã desta segunda-feira (31) uma audiência pública no auditório do Sebrae, para discutir o plano do túnel da macro-drenagem do estádio Arena das Dunas. A audiência é realizada em conformidade com a exigência da Lei das licitações, por se tratar de uma obra com orçamento superior a R$ 150 milhões.

A apresentação do projeto foi realizada pelo secretário adjunto de Planejamento para Obras da Copa de 2014 da Semopi, Walter Fernandes. O secretário titular da Semopi, Sérgio Pinheiro também esclareceu os detalhes da obra. Na primeira fase da obra orçada em R$ 126 milhões, com recursos do PAC II, contemplará a drenagem do Centro Administrativo e as Lagoas de São Conrado e da Cidade da Esperança. “Ao todo o túnel de drenagem do Arena das Dunas ainda beneficiará outras quatro lagoas, como a dos Potiguares, do Horto, do Preá e resolverá os pontos crônicos de alagamento da avenida Capitão-Mor Gouveia e da rua Doutor José Gonçalves”, completou Sérgio Pinheiro.

O titular da Semopi ainda adiantou que o projeto do túnel de drenagem já está aprovado pela Caixa Econômica Federal e com o licenciamento ambiental liberado. “Até o fim do mês abriremos a licitação da primeira fase do túnel de drenagem. O processo levará cerca de 60 dias para ser concluído, o que poderá acontecer até o fim de janeiro de 2012. Quando a obra for iniciada tem previsão de ser concluída em 24 meses”, informou Pinheiro.

Sobre o impacto da obra na rotina do natalense Sérgio Pinheiro esclareceu que será o mínimo possível. “A maior parte do processo será subterrâneo há 20 ou 40 metros de profundidade e quando houver as intervenções na superfície elas terão uma distância de pelo menos 200 metros de um ponto ao outro, isso sem falar que a maior parte das obras acontecerá também dentro da área das obras de mobilidade urbana”, enfatizou Sérgio Pinheiro.

A audiência contou com a participação de várias entidades representativas da sociedade e dos moradores dos bairros que serão contemplados com a obra. O presidente da Associação Beneficente e Assistencial de Nova Descoberta, Marcos Aurélio Ribeiro, acompanhou discussões e avalia que a obra só trará benefícios para a comunidade. “Há vários anos sofremos com as inundações da lagoa do Preá e do Jacaré em Nova Descoberta. Já realizamos várias audiências públicas para discutir o problema com as autoridades e fico feliz de vez que nessa gestão poderemos ter essa questão resolvida. Certamente será um presente que o bairro de Nova Descoberta receberá da Prefeitura”, declarou Marcos Aurélio.