Dentro das comemorações do centenário do bairro do Alecrim, a Prefeitura do Natal promoveu no último domingo, 30 de outubro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), o Circuito Histórico do Alecrim. A ação teve como objetivo contar a história do bairro de uma maneira diferente e interativa, através de uma caminhada pelas ruas, passando pelos pontos mais importantes.

A largada foi na praça Pedro II por volta das 9h da manhã e contou com a presença de moradores, comerciantes do bairro, estudantes e grupamentos de escoteiros, entre outras pessoas. O circuito tem ao todo 15 pontos, entre eles a Igreja São Pedro, o Cemitério do Alecrim, a Base Naval Ary Parreiras e a Feira do Alecrim. O ponto final foi na praça Gentil Ferreira, onde está o Relógio e o tradicional Camelódromo.

De acordo com o coordenador do Circuito Histórico, o historiador da Semurb, Luciano Capistrano, a iniciativa surgiu da necessidade de fazer com que os valores históricos do bairro fossem reconhecidos, e garantir que eles não sejam esquecidos pelas novas gerações.

“A partir dessa apresentação desejamos incluir o Alecrim no Circuito Histórico da Cidade, assim como a Cidade Alta e a Ribeira. A novidade para este circuito no Alecrim são as placas de identificação dos pontos históricos que já foram instaladas. Elas contêm verbetes históricos para que as pessoas tenham informações sobre o local ou o monumento visitado”, explicou Capistrano.

Ainda segundo ele, a caminhada marca o início de uma celebração: “a partir de agora o último domingo de outubro será transformado no dia do Circuito Histórico do Alecrim. Só se preserva aquilo que a gente conhece e essa história nunca deve ser esquecida”.

Além disso, ele destacou que o Circuito pode ser realizado em outros momentos com escolas ou grupos interessados. Para isso, basta os interessados procurarem a sede da Semurb e agendar a caminhada, assim como é feito no Circuito Histórico Cidade Alta-Ribeira. As visitas são sempre acompanhadas de historiadores e arquitetos e os participantes recebem uma cartilha com todas as informações sobre os locais visitados.

Para o morador e comerciante do Alecrim, José Daniel da Silva Filho, a iniciativa traz a recordação da história do bairro, que é centenária. “Nós precisamos valorizar mais a nossa história, e ela precisa renascer. Essa caminhada traz também muitas lembranças para mim”, anotou.

O morador sugeriu mais ações como a caminhada pelo bairro do Alecrim, onde o poder público se une com a população para celebrar a cidade. “Parabenizo e desejo que outras caminhadas aconteçam”, disse o morador.

Domingo em família
Ao final da caminhada, o público participou do "Domingo em Família", que ocorreu na Praça Gentil Ferreira, durante toda a manhã até às 13h. A programação montada pela Secretaria da Copa (Secopa) reuniu jogos, brincadeiras, apresentação de palhaços e teatro de mamulengos, além de pingue-pongue, pula-pula, máquina de brindes, distribuição de pipoca e algodão-doce. O objetivo foi congregar as famílias na manhã de domingo para atividades lúdicas.

Os participantes do Circuito Histórico também receberam água gratuitamente durante todo o percurso, e ao final também foram presenteados com uma salada de frutas. Apoiado pela secretaria municipal de Mobilidade Urbana (Semob), o evento contou ainda com a adesão da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), Faculdade Câmara Cascudo e do Rotary Clube do Alecrim.