O karatê dos alunos da Escola Municipal Arnaldo Monteiro e o balé das alunas da Escola Municipal Celestino Pimentel deram início à abertura dos XXVI Jogos Escolares Municipais (JEMS) promovidos pela Secretaria Municipal de Educação de Natal. A solenidade aconteceu na tarde de sexta-feira (11) no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

O evento reúne 38 escolas, 200 professores e quatro mil alunos participantes em várias modalidades acontece até o próximo dia 20. O fogo simbólico foi carregado pela estudante da Escola Municipal Arnaldo Monteiro e campeã Norte-Nordeste de karatê, Bruna Freire. O juramento do atleta foi feito pelo também campeão Norte-Nordeste de karatê, José Freire, da Escola Municipal Carlos Belo Moreno.

O secretário adjunto municipal de Gestão Pedagógica, Marcus Cleber representou a prefeita de Natal, Micarla de Sousa. No discurso de abertura, foi destacada a parceria com instituições para realização do JEMS. O evento tem a coordenação geral do Setor de Cultura e Desporto da SME.

De acordo com o chefe do Setor de Cultura e Desporto, Felipe Galvão, a competição promove a integração da classe estudantil, proporcionando a descoberta de novos valores para o esporte da capital.

Para a professora de Educação Física, Gilda Galvão, que leciona na Escola Municipal Santos Reis, “é importante estimular a participação dos estudantes nesse tipo de evento, pois muitas vezes eles não têm acesso a outros eventos semelhantes como os JERNS”, destacando também a grandiosidade dos jogos municipais. Ela afirma ainda que “é um momento de confraternização entre os alunos e professores da rede municipal”.

Emerson da Silva tem 12 anos e participa da competição. Estudante da Escola Municipal Josefa Botelho, ele é atleta de badminton e acredita que vai conquistar medalhas. “Há quatro meses que eu comecei, mas acho que vou conquistar alguma medalha”, profetiza.

Esse ano os jogos acontecem em locais como o Ginásio do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), CAIC de Lagoa Nova, Escola Municipal Terezinha Paulino e no Ginásio da Facex, nos três turnos.