Conferência Municipal de Educação de Natal reúne 500 participantes

Aproximadamente 500 pessoas participaram nesta sexta-feira (03) da Conferência Municipal de Educação de Natal (COMEN), com a proposta de discutir sobre as necessidades, preocupações e propostas para a melhoria da educação. O evento aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE).
O evento foi aberto com o discurso da titular da Secretaria Municipal de Educação de Natal, professora Justina Iva de Araújo Silva. “Gostaria de declarar que dentro dos objetivos do COMEN, vamos instalar o processo de institucionalização do Fórum Municipal de Educação”, destacou.

Segundo a secretária Justina Iva, as propostas da Conferência serão utilizadas durante a Conferência Intermunicipal de Educação. Posteriormente acontece a etapa Estadual e a etapa Nacional. A ideia é construir um Sistema Nacional Articulado de Educação. Durante a COMEN foram escolhidos os delegados para a Conferência Intermunicipal, com divisão de segmentos da educação básica, superior e profissional.

Palestrante da COMEN, o professor Francisco das Chagas Fernandes, coordenador do Fórum Nacional de Educação (MEC), abordou questões como o Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação.

A mesa de autoridades durante a abertura foi formada pela titular da SME, Justina Iva de Araújo Silva, diretora do Centro de Educação da UFRN e coordenadora do Fórum Estadual de Educação, professora doutora Márcia Maria Gurgel Ribeiro, a coordenadora geral do SINTE-RN, professora Fátima Cardoso, representando os professores, representante do segmento de pais, Valério Bezerra, e representando os alunos, Gabriel Medeiros de Miranda.