SME participa do 7º Seminário Prazer em Ler

“Ainda não sei ler, mas gosto de ouvir poesia, com as palavras combinando, rimando”. Esse depoimento é de Bianca Luiza de França, aluna da Escola Municipal Celestino Pimentel, e responsável pelas boas vindas dos participantes do 7º. Seminário Prazer em Ler, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Natal e diversas instituições.

O seminário, além de trazer importantes palestras sobre leitura e literatura, é um espaço de troca de experiências entre as escolas públicas que desenvolvem atividades direcionadas para o desenvolvimento do gosto pela leitura, seja por meio da prosa ou da poesia. Durante a abertura, que ocorreu nesta segunda-feira (03) no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), a diretora do IDE, Cláudia Santa Rosa ressaltou a importância das atividades desenvolvidas em sala de aula e, principalmente, nas bibliotecas, como um compromisso pelo desenvolvimento do aluno.

“Até 2020, todas as escolas públicas brasileiras deverão ter uma biblioteca em suas instalações. No Rio Grande do Norte, atualmente, esse número não ultrapassa os 27%”, argumentou a professora, reforçando ainda mais a necessidade de parcerias firmes e construtivas para se transformar o cenário atual.

A professora Judineide Domingos, secretária adjunta de Gestão Escolar, representou a Secretaria Municipal de Educação na abertura e falou de todo o compromisso que a Prefeitura Municipal do Natal tem com a qualidade da educação pública.

Como exemplo, citou a escolha da cidade para participar do Projeto Paralapracá do Instituto C&A, direcionado para a educação infantil, juntamente com outras cinco cidades brasileiras. “Como participantes do projeto, nossos professores terão oportunidades de participar de qualificações contínuas durante 36 meses, com reflexos diretos nas atividades desenvolvidas em sala de aula e, conseqüentemente, para os nossos alunos”, finalizou.