Seturde e representantes das entidades de turismo analisam projeto de acessibilidade

O secretário de turismo de Natal, Fernando Bezerril, reuniu nesta quarta-feira (5) pela manhã, no auditório da CODERN (Companhia de Docas do Rio Grande do Norte), representantes das entidades ligadas ao turismo do estado, juntamente com o secretário municipal de esporte e lazer, Eduardo Machado e o secretário estadual de turismo, Renato Fernandes para apresentar o plano de trabalho e projeto executivo sobre acessibilidade dos pontos principais turísticos da cidade do Natal.
O projeto de acessibilidade já está em sua fase final de elaboração e o secretário, Fernando Bezerril, reuniu todos os representantes para que os presentes pudessem contribuir na elaboração das diretrizes. “Foi de extrema importância a presença de todos, pois com esta colaboração, em suas diversas vertentes do turismo, poderemos avaliar minuciosamente os detalhes do projeto e corrigir os erros ainda na fase do planejamento”, esclareceu Bezerril.

Durante a reunião, a diretora de Planejamento da Semopi (Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura), Tereza Cristina, informou que o recurso para a execução das diretrizes propostas no projeto já foram liberados para a secretaria que irá executar o projeto de readequação dos pontos turísticos e dos entornos, mas alertou que nem todos os pontos poderão sofrer as adequações. “A casa de Câmara Cascudo, por exemplo, é um ponto turístico com administração não governamental, logo, não é permitido que nenhum órgão público faça interferências no local, ainda assim, foram traçadas diretrizes para o local e encaminhada a administradora responsável, bem como foram traçadas diretrizes para o entorno do local”, afirma Tereza.

Além do estudo proposto, Bezerril sugeriu ainda que a START, empresa que ganhou a licitação para elaborar o projeto da acessibilidade, elaborasse um orçamento sobre um estudo da Redinha e do alto de Ponta Negra, dois pontos turísticos importantes da cidade e que não estão inclusos no projeto. “Com esse orçamento em mãos o CONTUR (Conselho Municipal de Turismo) podemos tentar viabilizar um aditivo no recurso já existente para tornar acessível esses outros pontos”, afirma Bezerril.