Padronização das barracas de artigos juninos amplia as vendas

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), credenciou 30 comerciantes informais, para vender produtos juninos, no canteiro central da Avenida Antônio Basílio, no trecho entre a Avenida Prudente de Morais e a Rua São José. A comercialização de fogos será permitida a dezessete comerciantes e os demais venderão somente roupas e acessórios.

A instalação de tendas padronizadas em tamanho 3x3 e separadas com a margem de segurança de 1 metro uma da outra obedece a normas recomendadas pelo Corpo de Bombeiros, que também exige dos comerciantes uma licença para vender fogos de artifício. Os ambulantes terão que adquirir equipamentos de segurança, como extintores de incêndio, para as barracas cedidas pela Semsur.

Segundo o vendedor Jean Medeiros, que trabalha no mesmo local há mais de 20 anos, as intervenções realizadas foram muito positivas, “só o fato de não gastarmos mais com a locação das tendas é muito bom para todos, pois pagávamos muito caro por este serviço. Agora, temos tendas organizadas em tamanhos iguais e com a infraestrutura melhor de trabalho e nós que dependemos destas datas especiais para vendermos nossos produtos estamos ampliando as nossas vendas, já que os consumidores tem mais comodidade na hora da compra”.

Entre as benfeitorias realizadas pela Prefeitura do Natal nas barracas de venda de artigos de juninos estão a colocação de dois banheiros químicos e iluminação individualizada em cada tenda, permitindo que os comerciantes possam trabalhar no período noturno com tranquilidade e segurança. Além disso, a utilização da energia não é tarifada.

O titular da Semsur, Raniere Barbosa, ressalta que “a medida adotada pela Secretaria tem como objetivo organizar a comercialização e oferecer mais segurança aos vendedores e consumidores. Esta ação garantirá um fluxo maior de pessoas comprando e com isso os comerciantes terão uma lucratividade maior de forma ordenada”.

Durante todo o período de autorização para as vendas, a Semsur estará com um ponto fixo de fiscalização dividido em três turnos, com a presença permanente de dois fiscais em cada faixa de horário e fará visitas ostensivas em cada tenda. A ação dos fiscais, em parceria com o Corpo de Bombeiros, acontecerá até o dia 4 julho nas quatro regiões administrativas da cidade, com atenção maior para a Avenida Antônio Basílio, onde está a maior concentração de vendedores e também o maior fluxo de pessoas e automóveis.