Parceiros da SME lançam projeto Educação com Energia

“É com grande satisfação, que a Secretaria Municipal de Educação de Natal firma a parceria com a Fundação Roberto Marinho, Canal Futura e a Cosern”, declarou a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Judineide Domingos, durante o lançamento do projeto “Educação com Energia”, que aconteceu na noite de sexta-feira (07), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

Na ocasião o superintendente de Planejamento e Controle da Cosern, José Lenine Servija, apresentou os objetivos e importância do projeto. Também presente na solenidade a coordenadora de projetos da área de Articulação e Mobilização do Canal Futura, Andréa Loureiro, explicou como vai funcionar o “Energia que Transforma”, dentro do “Educação com Energia”, desenvolvido em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

A iniciativa pretende chamar a atenção para a importância do uso eficiente da energia elétrica entre professores e alunos da rede pública de ensino de Natal. “Vamos trabalhar com os alunos, desenvolver as atividades e apresentarmos esse produto maior na nossa Mostra de Arte, Ciência, Cultura e Conhecimento (Marco)”, declarou a secretária adjunta.
Durante os dias (07 e 08 de junho), 32 professores da rede municipal de Natal e cinco assessores do Departamento de Ensino Fundamental da SME, participaram de oficinas com o objetivo de aplicar o “Educação com Energia” em sala de aula. Os docentes aprenderam a utilizar o material desenvolvido exclusivamente pelo projeto. Em sala de aula a proposta é colocar em atividade práticas de eficiência energética. O projeto vai ser aplicado com alunos do Ensino Fundamental (6º e 9º ano).

A professora da Escola Municipal José Sotero, Suze Fernandes Costa, conta que aprendeu com as oficinas a refletir sobre o consumo consciente da energia. “Como trabalho em duas redes, tanto municipal como estadual e tenho 18 turmas, o número de alunos beneficiados será muito grande”, afirmou.

A docente explica que será aplicado um questionário com os alunos e pais, e todas as informações e metodologias levadas para sala de aula. “O material é muito bom, diversificado com jogos e parte teórica”, elogiou.

Energia que Transforma
A metodologia do Energia que Transforma foi desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), em parceria com a Eletrobrás. A ação tem como objetivos mobilizar a população para uma mudança de atitude frente ao desperdício e promover o uso eficiente de energia, conforme previsto no Plano Nacional de Energia (PNE) e no Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEf), ambos do Governo Federal.

O Energia que Transforma aposta na união entre comunicação e educação ao reunir em seus kits pedagógicos duas séries – uma para TV, chamada Vida de República, exibida pelo Canal Futura, e outra para rádio, intitulada Alô, João! – e cadernos didáticos, além de um jogo educativo. A metodologia engloba oficina de formação e ações de acompanhamento para formação continuada, ações de mobilização e de comunicação, além do monitoramento das atividades realizadas.