Projeto de atividade física da SMS é apresentado no Paraná

O Viva a Vida Com Mais Saúde apresentou trabalho na Federação Internacional de Educação Física - FIEP, durante o 25º Congresso Internacional de Educação Física realizado em 25 de janeiro em Foz do Iguaçu no Paraná.

Criado em 2005 pelo educador físico Francisco Cabral, o Projeto Viva a Vida Com Mais Saúde pratica atividade física em 25 Unidades de saúde de Natal, atendendo aos grupos da terceira idade, familiares, profissionais de saúde dos Distritos Sanitários Oeste e Norte.

O projeto visa contribuir com a política de promoção à saúde, prevenção e controle de agravos não transmissíveis (hipertensão, diabetes, entre outras) em âmbito municipal adotada nacionalmente pelo SUS.

O Viva a Vida Com Mais Saúde aplica o método de cadastramento nas atividades físicas; avaliação médica; acompanhamento pela equipe multidisciplinar; verificação de pressão arterial; verificação de zona alvo (freqüência cardíaca que o organismo suporta de acordo com a idade); alongamento; ginástica localizada além de reuniões educativas.

O congresso que teve a participação com essas atividades os usuários beneficiados com o projeto adquirem melhora da auto-estima obtendo ganho na qualidade de vida.

O trabalho de Natal apresentado foi bastante elogiado pelos coordenadores da bancada do FIEP que publicou na revista anual 2010, (boletim da FIEP volume 50), onde participam do congresso países da América do Sul e Europa.