Secretaria de Educação cortará ponto de servidores faltosos

Prefeita Micarla de Sousa faz um apelo para que professores retornem às salas de aula, baseada na decisão judicial que considerou a ilegalidade da greve

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, começará a adotar medidas rígidas contra os servidores da educação que se recusarem a retornar às salas de aula. Baseada no conteúdo da decisão judicial que considerou a greve ilegal, a SME determinou o retorno imediato dos professores ao trabalho, sob pena de se configurar abandono de emprego. A Prefeitura cortará ponto dos faltosos e vai abrir processos contra os grevistas que estão em estágio probatório. O secretário de Educação, Elias Nunes, enviou circular às escolas informando sobre a decisão.

A prefeita Micarla de Sousa criticou, nessa quarta-feira (10), a forma como o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) vem conduzindo a greve dos educadores da rede municipal de ensino, iniciada em 18 de fevereiro. Desde 2009, a Prefeitura já concedeu 11,5% de aumento, sendo 7% no ano passado e 4,5% agora em janeiro, e mais 5% de reposição de perdas, além de garantir outros 5% de reposição para o mês de abril, totalizando um reajuste salarial de 21,5% em pouco mais de um ano da atual gestão.

Além disso, a Justiça determinou o fim da paralisação e imediato retorno dos professores às salas de aulas. Ainda assim o movimento grevista continua. “Não acredito que os professores aceitem serem utilizados como massa de manobra política”, enfatizou Micarla. A prefeita se diz indignada e declara que tem conhecimento de muitos educadores contrários às atitudes tomadas pelo sindicato. Ela questionou os motivos da greve, lembrando que esta foi a primeira gestão das últimas décadas a efetivamente iniciar a quitação das perdas salariais, acumuladas de 1994 a 2003, em administrações anteriores. “O sindicato diz que quer os 29% das perdas salariais este ano, mas por que não cobraram antes de quem ficou devendo?”, questionou.

Micarla de Sousa lembrou que recebeu a Prefeitura do Natal com os piores índices em termos de ensino. “Olha o esforço que a gente vem fazendo. Só quem é mãe sabe a importância do Merenda em Casa, da Caravana da Saúde Escolar (que realiza consultas oftalmológicas e oferece óculos e aparelhos auditivos, além de cirurgias, aos estudantes do município)”, disse, lembrando que entre os principais problemas que atrapalham o aprendizado estão a fome e as dificuldades visuais e auditivas. Pela primeira vez os cerca de 60 mil alunos de escolas e centros de educação infantil da Prefeitura do Natal receberam fardamento e kit completos para estudar. A atual administração foi a primeira a garantir a todos os professores da rede um curso superior e de forma gratuita.

Prefeita faz apelo para que professores retornem às salas de aula

A chefe do executivo municipal declarou que aguardou pacientemente a Justiça e a resposta foi exatamente de que a greve era ilegal. “Aproveito para pedir, de coração, para aqueles professores, educadores que sabem a importância de estar em sala de aula para que a mãe possa trabalhar, a criança possa aprender e se alimentar, queria pedir encarecidamente para que voltem às salas de aula”, solicitou.

A chefe do Executivo municipal ainda disse ter certeza que a grande maioria dos professores quer voltar às atividades e reafirmou a continuidade de programas como o Merenda em Casa, o Caravana da Saúde Escolar e a entrega do fardamento completo, além do objetivo de alcançar, ou até superar, neste ano, os 30,8% das receitas investidos em educação, registrados em 2009

Merenda

Ainda na tarde de ontem, a Secretaria de Educação enviou comunicado às 14 escolas que ainda estão inadimplentes com a SME, convocando-as para a atualização do cadastro e recebimento dos repasses para a compra da merenda. Essas escolas ainda não compraram material porque estão impedidas de efetivar empenhos. O secretário Elias Nunes disse que adotará medidas punitivas para diretores de escolas que estão se negando a regularizar a documentação, necessária à compra da merenda. A Secretaria de Educação assegurou que encontrará uma maneira de abastecer todas as escolas e CMEIs do Município.