Unidade de Saúde Aparecida é entregue à população de Mãe L

A comunidade de Mãe Luiza recebeu na tarde desta quarta-feira (10), o novo prédio da Unidade de Saúde Básica Aparecida, localizada na rua Guanabara. A unidade passou por uma reforma em sua estrutura física, além de receber doações de equipamentos da Universidade Federal do rio Grande do Norte (UFRN).

A entrega das novas instalações foi feita pelaprefeita Micarla de Sousa e a secretária municipal de Saúde (SMS), Ana Tânia Lopes Sampaio. Na ocasião a chefe do executivo municipal ressaltou que o mesmo trabalho também será feito em outras unidades de saúde de Natal. “Em breve também entregaremos outras unidades que passarão por reformas. Pretendemos estender a mesma parceria com a UFRN, para instituições de ensino superior privadas”, afirmou a prefeita.

Investimentos
A chefe do executivo municipal natalense acrescentou que acompanha todos os investimentos de sua gestão. “Administrar recursos públicos não é uma tarefa fácil, principalmente numa época de redução de repasses, provocando dificuldades para o desenvolvimento de áreas prioritárias como a saúde. No entanto, com criatividade e através de parcerias, como a que firmamos aqui com a UFRN, conseguimos resolver muitos problemas”, ressaltou a prefeita Micarla de Sousa.

A titular da SMS, Ana Tânia, informou que há 22 unidades de saúde em Natal que precisam passar por reformas. “Nosso objetivo é que a população tenha um atendimento digno, em uma área tão importante que é a saúde pública”, ressaltou Ana Tânia.

Segundo a administradora da unidade de saúde, Armanda Maria Gurjão, o prédio passou por uma pintura geral, revisão da parte elétrica e hidráulica, recuperação do mobiliário, além de receber da UFRN doação de diversos equipamentos como computadores, aparelhos de televisão e DVD, tensiômetros, data show e quadros brancos. “A partir de agora teremos condições de melhor atender a população do bairro de Mãe Luiza”, destacou Armanda Gurjão.

Projeto Saci
A administradora da unidade de saúde Aparecida informou que alunos da UFRN, do primeiro e segundo semestres dos cursos de Enfermagem, Medicina, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Serviço Social, das disciplinas Saúde e Cidadania I e II (Projeto Saci), desenvolvem atividades junto à comunidade, numa forma de interação que proporciona aprendizado e qualificação para estes futuros profissionais, já em locais onde poderão atuar quando concluírem seus estudos universitários.

A vice-reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, disse que os equipamentos foram doados a unidade de saúde através do programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, do Ministério da Saúde.

“O programa tem o objetivo de reorientar o processo de formação nos cursos da área da saúde, de modo a oferecer à sociedade profissionais habilitados para responder às necessidades da população”, informou Ângela Maria. A vice-reitora disse que a UFRN também desenvolve parcerias com outras unidades de saúde de Natal e que contribuirá para toda climatização da unidade de saúde Aparecida.