Hortas comunitárias beneficiam mais de 1.300 pessoas

A Agricultura Urbana (Hortas Comunitárias) está beneficiando 47 famílias oriundas da prática de catação de lixo nos antigos lixões de Natal. As Hortas Comunitárias fazem parte do Programa Fome Zero e é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas. O programa permite a produção a produção de alimentos de forma comunitária com uso de tecnologias. São implementadas hortas, lavouras, pomares, canteiros de ervas e feira de produtos agroecológicos.

De acordo com Rita Queiroga, coordenadora das Hortas Comunitárias, a Semtas incentiva os grupos de horticultores de quatro hortas da cidade: a do Lenigrado, Baixa do Sagüi, Cras e Casa Brasil. “Em tempos de alta produção contamos com cerca de 1.300 pessoas se beneficiando das plantações. E brevemente outras 12 famílias vão passar a integrar as 47 que já atuam nas hortas”, afirma a Coordenadora.

O programa tem como objetivo realizar a capacitação em técnicas de agricultura, plantio, como também, de preparo das hortaliças para o consumo. Atualmente, os alimentos produzidos são destinados para autoconsumo, Banco de Alimentos e venda do excedente no mercado local, resultando em inclusão social, melhoria da alimentação e nutrição e geração de renda.

“Nós estamos dando uma grande ajuda aos horticultores, estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance. Além de facilitar a produção agrícola, também oferecemos assistência através de cestas básicas, material de trabalho, retirada de documentos, inscrição no programa Bolsa Família, etc”, complemente a coordenadora.