Memória Minha Comunidade enfoca a Cidade Satélite

A Prefeitura do Natal por meio da secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), lançou na manhã desta quinta-feira (1°) o livro Memória Minha Comunidade ‘Cidade Satélite’, que conta a origem e evolução do conjunto construído na década de 80. O lançamento aconteceu na escola estadual professor Antonio Pinto de Medeiros, e contou com a presença da prefeita Micarla de Sousa, do secretário da Semurb, Olegário Passos, do Gabinete Civil, Kalazans Bezerra, moradores e lideranças comunitárias.

“O programa Memória Minha Comunidade é o resgate do que fomos para nortear o que somos hoje e o que pretendemos ser amanhã. Este exemplar sobre o conjunto Cidade Satélite é o primeiro de muitos que a Prefeitura do Natal resgatará de cada bairro, contando cada história”, declarou a prefeita Micarla de Sousa.

“A Cidade Satélite foi a primeira escolhida por estar situada numa zona de proteção ambiental e por ser exemplo na preservação do meio ambiente em Natal. Através desse programa nós entendemos que a memória um aspecto fundamental no desenvolvimento da comunidade”, disse o secretário da Semurb, Olegário Passos.

O livro decorre em suas páginas da relação dos moradores com comunidades  vizinhas, as dificuldades que os primeiros moradores tiveram que enfrentar devido à falta de estrutura, entre outros problemas. A coletânea foi feita pela equipe da Semurb através de pesquisas nos jornais da comunidade e da cidade, no Instituto Histórico Geográfico, no Arquivo Público, nas universidades e na oralidade dos moradores. A elaboração do livro ainda contou com a parceria dos historiadores Carmem Margarida e Luciano Fábio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Programa
Esta é a primeira publicação do programa Memória Minha Comunidade, que tem como objetivo discorrer sobre todos os 36 bairros da cidade. Ele visa preservar a memória das comunidades, a partir do relato de seus moradores. Deste modo, se pretende possibilitar o desenvolvimento de atitudes e posturas cidadãs. A próxima publicação será sobre o bairro do Alecrim que comemora este ano o seu centenário.