Núcleo de Tecnologia Educacional oferece 350 vagas em cursos para o 1° semestre de 2023

Foto: SME

O Setor de Tecnologia Educacional e Desenvolvimento Pessoal (NTE-Natal) da Secretaria Municipal de Educação, torna pública a programação dos cursos para o primeiro semestre de 2023. O período de inscrição começa nesta quarta-feira (15) e vai até o dia 20 de março, para os professores, educadores, demais funcionários (efetivos, contratados e terceirizados) da Prefeitura do Natal. No período de 23 a 27 de março, serão as inscrições para as vagas remanescentes dos profissionais de outras instituições e aposentados. A programação de cursos e as inscrições estão disponíveis no link “Cursos de Informática e Novas Tecnologias para Profissionais da Educação de Natal” na página da SME-Natal no portal da Prefeitura do Natal.

Estão sendo disponibilizadas 25 vagas para cada turma, totalizando 350 vagas distribuídas entre 13 cursos. São oferecidos cursos de temáticas diferentes com ênfase no desenvolvimento de habilidades tecnológicas, exigidas na utilização de ferramentas de educação modernas. O NTE divide as turmas em três turnos com o início das aulas do semestre 2023.1 agendadas para o dia 03 de abril. Os cursos serão oferecidos na modalidade semipresencial (online - interação em ambiente virtual de aprendizagem e presencial - Cemure – NTE-Natal) e presencial (Cemure – NTE-Natal).

Os cursos ofertados no período matutino são Iniciação ao Excel, Escola Ubíqua - Aprendizagem Mesclada, Ferramentas Google - Na Prática Pedagógica e Cultura Maker na Educação. Pelo turno vespertino Curso de Atualização para Regentes de Laboratórios, Ferramentas Google na Atividade Profissional, Informática para Iniciantes, Jogos e Histórias Animadas com Scratch e Animações em Vídeos Aplicadas na Educação. Por fim, no período noturno, constam os seguintes cursos: Informática Básica, Ferramentas Google na Atividade Profissional, Curso de Atualização para Regentes de Laboratórios, Informática para Iniciantes e Animações em Vídeos Aplicadas na Educação.

Atuando como coordenador do NTE-Natal, Giuliano Rodrigues de Araújo, comentou sobre a promoção dos cursos como forma de capacitação e inovação para os profissionais do Município de Natal. “O Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE/Natal disponibiliza a grade de cursos voltados para a formação de professores no uso de tecnologias educacionais. Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas, o NTE reorganiza a estrutura curricular dos cursos alinhando-se à 5ª competência – Cultura Digital/BNCC com o objetivo de ajudar o professor a desenvolver competências digitais para usar as tecnologias em sala de aula de forma efetiva”, disse.

Os cursistas têm direito a Carteira de Estudante e ao concluir o curso, caso aprovado, será entregue o Certificado de Conclusão. Para outras informações é disponibilizado o telefone 2133-8766 ou o e-mail: nte@ntenatal.net.