Natal reforça mobilização da Guarda Municipal para ampliar serviços essenciais

Foto: Secom

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, convocou a Secretaria Municipal de Defesa Social e Segurança Pública (Semdes) e a cúpula da Guarda Municipal, juntamente com outros auxiliares, para fortalecer a operação “Proteger Natal”, avaliando os impactos da crise de segurança e planejando novas ações de enfrentamento à onda de ataques criminosos realizados contra a cidade e o Estado desde o início da semana. A principal delas é a mobilização de um maior efetivo da GMN para auxiliar os serviços essenciais do transporte público e da coleta de lixo domiciliar.

Com o apoio da Guarda Municipal, o transporte público vai seguir operando em regime especial até este domingo (19), com 13 linhas em atividade e 47 veículos em circulação. Uma frota semelhante à de um fim de semana normal.

Também operando em escala reduzida, a limpeza pública será ampliada a partir deste sábado, com mais agentes da Guarda Municipal fazendo escolta dos caminhões coletores nas principais rotas da cidade. “Vamos fortalecer a coleta do lixo, para impedir que haja um acúmulo excessivo de resíduos e, principalmente, evitar riscos à saúde das pessoas, ameaçada de sérios prejuízos quando a limpeza pública sofre interrupções”, explicou Álvaro.

Outra determinação do prefeito é a formação de um comitê municipal de crise para manter a estrutura e as equipes da Prefeitura em permanentes atividades e vigilância no combate aos atos criminosos. Integrarão o comitê, além da Semdes e da GMN, as secretarias municipais de Governo (SMG), da Mobilidade Urbana (STTU), de Serviços Urbanos (Semsur), a Urbana, e a Procuradoria-Geral do Município. Os titulares de todas essas pastas participaram da reunião deste sábado: Sheila Freitas (Semdes), Rozivam Valle (comandante da GMN), Joham Xavier (SMG), Daliana Bandeira (STTU), Irapoã Nóbrega (Semsur), Joseildes Medeiros (Urbana) e Thiago Tavares (PGM), além do secretário-adjunto de Comunicação Social, Marcos Alexandre.

“Estamos vendo como aprimorar nossa contribuição à cidade e ao Estado para reduzir essa crise. A Prefeitura está em contínua mobilização e contribuindo para trazer de volta, o quanto antes, a normalidade das atividades e a tranquilidade para a população”, destacou o prefeito.

Embora a Constituição Federal não atribua aos municípios obrigações com a Segurança Pública, a Prefeitura de Natal considera que precisa colaborar no enfrentamento à crise instalada. Nesta sexta-feira (17), o prefeito Álvaro Dias já havia participado de reunião do gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública do Rio Grande do Norte com a governadora Fátima Bezerra, outros prefeitos do Estado e representantes do governo federal, dentre outras autoridades.