Projeto Escola Aberta, Escola da Gente será lançado neste sábado(7)

A prefeita Micarla de Sousa e o secretário Municipal de Educação Edivan Martins lançam neste sábado (7), na E.M. Francisco de Assis Varela Cavalcanti, no bairro dos Guarapes, o projeto “Escola Aberta-Escola da Gente”. O projeto representa um reforço ao programa “Escola Aberta” do governo federal, uma vez que a Secretaria Municipal de Educação identificou a necessidade de uma maior aproximação entre o poder público e a comunidade para o êxito da iniciativa.

O “Escola Aberta-Escola da Gente” visa promover de forma integrada a participação da comunidade na escola e será realizado nas 12 unidades de ensino que já participam do programa Escola Aberta até o final deste ano, sempre aos sábados.

A E.M. Francisco de Assis Varela Cavalcanti foi escolhida para sediar o lançamento do projeto por ter sido a unidade de ensino da rede municipal que registrou o menor índice no IDEB 2009. “Vamos levar até a escola diversas atividades e serviços que vão possibilitar uma transformação social naquela comunidade, através da educação, da prática do lazer, do esporte, das manifestações culturais e artísticas”, disse o secretário Municipal de Educação Edivan Martins.

As ações serão realizadas no horário das 8h às 12h e contará também com a participação dos alunos das outras 11 escolas que serão atendidas pelo projeto. Para viabilizar a execução do “Escola Aberta-Escola da Gente”, a Secretaria Municipal de Educação (SME) tem como parceiros as secretariais municipais e órgãos públicos.

A Semtas fará cadastramento das famílias, palestra de apresentação do ProJovem Adolescente e oficinas para crianças, adolescentes e pais; a SMS levará vacinas, verificação de pressão, teste de glicemia, escovódromo, avaliação nautricional, encaminhamentos odontológicos, aplicação de flúor e a Caravana da Saúde Escolar; a Urbana ministrará palestra sobre educação ambiental e oficina com matérias reaproveitáveis, além da apresentação do Teatro Reciclar; o Procon fará a palestra “Educação para o consumo” e a distribuição de gibis e código de Defesa do Consumidor; a SEJEL montará a rua de lazer; entre outras atividades e serviços.

Escolas participantes

E. M. Professor Francisco de Assis Varela Cavalcanti; E.M. Professora Adelina Fernandes; E.M. Djalma Maranhão; E. M. Professora Francisca Ferreira da Silva; E. M. Ferreira Itajubá; E.M. Professora Maria Alexandrina Sampaio; E.M. Maria Madalena Xavier de Andrade; E.M. Monsenhor José Alves Landim; E.M. Terezinha Paulino; E.M. Professor Waldson José Bastos Pinheiro; E. M. Professor Zuza e E.M. Professor Laércio Fernandes Monteiro.