Semtas capacita Associações de Economia Solidária

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas realizará na próxima terça-feira (10), a partir das 8h, a Capacitação em Autogestão para 60 integrantes de seis associações de Economia Solidária de Natal. A Capacitação será ministrada pela empresa de Recife “Bio Fair Trade” no auditório do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão. “Além dessa capacitação, a empresa já vem prestando consultoria, desde fevereiro de 2010, em Autogestão, Desing e Customização, Mercadologia e em Comércio Justo e Solidário, incluindo ações para inserção dos produtos no mercado externo e interno.”, afirma Frederico Leite, Chefe do Departamento de Empreendedorismo da Semtas.

A atuação da Bio Fair Trade é apenas uma das atividades que integram o Projeto de Fomento ao Comércio Justo e Solidário, que é realizado através de convênio com o Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Rio Grande do Norte – Sebrae/RN. “O objetivo é ajudar os empreendedores na autogestão de seus negócios. Como grande parte das pessoas tem dificuldade no acesso ao mercado de trabalho individualmente, elas se unem em associações de economia solidária para promover e gerar renda. Daí entra a Semtas que está trabalhando para realizar a inclusão social e também a valorização do ser humano através desses grupos”, afirma Dikson René, Chefe do Setor de Economia Solidária.

O projeto Semtas/Sebrae teve início em abril de 2009 e finalizará em outubro de 2010. Está beneficiando seis associações, abrangendo diretamente 60 famílias e indiretamente mais 300 pessoas. Integram o projeto: Associação do Bem-estar da Mulher (ASCOBEM), Associação Mães Criando Arte, Mão que Criam, Grupo Rede de Sonhos, Associação Comunitária do Planalto – ACAP, Associação Comunitária de Artesãos de Mãe Luiza (ACAML).

Na primeira etapa do Projeto, as associações tiveram a oportunidade de participar de feiras e eventos de economia solidária. Já a segunda etapa, que se iniciou em abril/2010 e estará em execução até outubro/2010, trata da “Adequação de produtos dentro dos princípios do comércio justo e solidário”. As associações estão recebendo consultoria em "Comércio Justo" pela empresa de Recife “Bio Fair Trade”, que também irá auxiliar na intermediação entre as associações e a “Barbosa do Brasil", que é considerada a maior importadora de produtos artesanais de Comércio Justo brasileiro para Europa, englobando mais de 400 lojas em todo o mundo.

Na próxima etapa os beneficiados já estarão aptos para participar de rodadas de negócios para a venda de seus produtos. E a etapa seguinte consiste na criação de material de divulgação (banner, panfletos).

Sobre o Programa Economia Solidária

É uma iniciativa da Prefeitura do Natal que existe desde 2004, é executado pela Semtas, que incentiva e estimula grupos de produção coletiva buscando o fortalecimento da Economia Solidária, na perspectiva da inclusão social e do desenvolvimento justo e solidário, mediante políticas integradas. Visa à geração de emprego e renda e o desenvolvimento de cadeias/arranjos produtivos.

É direcionado a empreendedores coletivos da Economia Solidária (associações, cooperativas, grupos produtivos, segmentos culturais) excluídos do processo social produtivo, que estejam organizados e/ou desejem se organizar para executar uma atividade coletiva autogestionária.

Atualmente são cadastradas 51 associações que são beneficiadas com a participação em feiras, eventos e projetos variados. A Semtas também acompanha a organização social das associações.