A Escola Municipal Professor Berilo Wanderley, no bairro Bom Pastor, passou por uma intervenção na estrutura física realizada pela Principal Finance Group, uma empresa sediada nos Estados Unidos e com escritórios em 18 países. A ação faz parte do projeto da empresa "Deixando uma Pegada". A obra foi iniciada no dia 13 de janeiro deste ano e entregue na manhã desta quinta-feira (03), durante uma solenidade com a presença do secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes de Sousa Neto, representantes da SME-Natal, gestores da unidade de ensino, os presidentes Deanna Strable e Pablo Sprenger e funcionários do grupo que participam em Natal da convenção anual da empresa.

 

Foram realizados na escola, serviços de pintura geral, substituição de toda a parte elétrica, reparos de infiltrações e no telhado, com a troca de mais de mil telhas, reparos nos banheiros, ilustração no muro interno e pátio aberto central, jardinagem, construção de uma mini-quadra para a prática de atividades esportivas e a reforma completa da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A unidade de ensino atende atualmente 264 estudantes, com idade entre seis e 10 anos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Durante a solenidade, o secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes, agradeceu a parceria. "É com alegria e satisfação que estamos recebendo a empresa Principal, que realizou a reforma na Escola M. Prof. Berilo Wanderley, onde de braços abertos estamos somando para ressignificar a educação de Natal. Apresentei à empresa a intenção de ampliar essa parceria. O município do Natal entrou com a climatização da escola, por meio da compra de ar-condicionado, e também de novos bebedouros. A nossa gestão não medirá esforços para realizar investimentos, desde a etapa de Creche até a Educação de Jovens e Adultos, e assim, oferecer uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa", declarou o titular da Educação.  

A presidente da empresa Principal, Deanna Strable, reconheceu a importância da parceria público-privada, da ação social, do investimento para o desenvolvimento da sociedade e do poder transformador da educação. "É com muita alegria que celebramos essa obra realizada em Natal. Tenho metas de vida ensinadas pelos meus pais, entre elas, priorizar o aprendizado dos estudantes, cuidar do próximo e fortalecer as comunidades ao nosso redor. E com muita felicidade que entregamos as melhorias da E. M. Prof. Berilo Wanderley", afirmou Strable.  

 
O diretor pedagógico Allan de Medeiros Pinheiro contou que a unidade completa 45 anos em 2025. "Toda a família da Escola M. Prof. Berilo Wanderley está aqui para expressar gratidão a todos vocês da Principal pela transformação ocorrida,  pela revitalização e modernização do espaço escolar, que nos enchem de alegria e nos incentivam a continuar transformando vidas na escola. Também agradecemos a Secretaria de Educação de Natal pela climatização completa da nossa escola, com a chegada dos ares-condicionados, dois por salas. Nosso muito obrigado", declarou o gestor.

 
Fundada em agosto de 1980, a escola atualmente conta com seis salas de aula, sala de leitura, sala multimídia (com o uso de tablets e o projeto de robótica) e uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE).  Além desses espaços, a escola conta com cozinha, refeitório, sala do diretor, secretaria, sala dos professores e áreas para atividades esportivas e culturais. O quadro de pessoal é composto por 26 professores, 18 funcionários e seis estagiários. A professora Sandra Regina de Sousa Lins, ocupa a função de diretora pedagógica.    

No palco, a estudante Dhyana Gomes da Silva, de 10 anos, do 5º ano, leu um texto coletivo feito pela turma. "Gostaríamos de agradecer a reforma que aconteceu na escola, por deixar o ambiente mais agradável e leve. A sala da AEE ficou muito bonita, colorida e cheia de ferramentas legais, além do ar-condicionado e dos pufes. Lembrando que em nossa escola vai ficar uma "pegada" de cada um que se dedicou nessa trajetória. Nosso muito obrigado aos representantes da Principal", dizia parte do texto.