A fiscalização ambiental da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizou oito tamponamentos no bairro de Pajuçara, na zona norte da capital, na tarde dessa terça-feira (16). Os imóveis, anteriormente já notificados por lançar efluentes para rua de maneira irregular, estão localizados nas Ruas Remador Clodoaldo Bakker, Mar do Norte e José Sobrinho.

O tamponamento é a vedação do cano que lança o efluente para via pública, explica o supervisor de fiscalização de Água e Solo da Semurb (Spaso), Gustavo Szilagyi. Ele esclarece também, que antes de fazer o procedimento as equipes orientam os proprietários no momento da notificação a paralisar voluntariamente o despejo da água servida, e em caso de descumprimento é feita a ação.

A água servida é toda aquela proveniente do chamado esgoto doméstico ou comercial, ou seja, que resulta do uso de pias, banheiros, máquinas de lavar roupas, pias de cozinha, lavagem de veículos, entre outras, que não deve ser lançado na via pública.

“No momento, os oito imóveis foram tamponados e serão autuados em breve. Mais quatro casas foram notificadas nesta operação a cessar o lançamento da água em via pública de maneira voluntária, antes da equipe da Semurb retornar ao local”, acrescenta Szilagyi.

Nos termos da lei municipal nº 4.100/1992 descartar água servida na rua caracteriza infração ambiental. Além disso, acarreta danos à saúde da população e ao bom funcionamento da cidade. Ainda assim, o perigo de proliferação de doenças, entre elas pelo mosquito Aedes aegypti, que transmite Dengue, Zika e Chikungunya.

Qualquer pessoa que presenciar situação similar pode denunciar na Ouvidoria da Semurb pelo telefone (84) 3616-9829, de segunda a sexta, das 8h às 14h. Lembrando que as denúncias podem ser feitas de maneira anônima.