Negociação entre Urbana e Braseco garante normalização dos serviç

Uma negociação firmada entre a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) e a Braseco, empresa responsável pelo aterro sanitário de Ceará-Mirim, está garantindo a normalização dos serviços na estação de transbordo de Cidade Nova. A estação recebe os resíduos das zonas leste, oeste e sul da capital que são coletados pela Urbana e de lá são transferidos em carretas para o aterro sanitário, em Massaranduba.

O trabalho havia sido prejudicado nas últimas duas semanas em função da diminuição do ritmo de recebimento do lixo por parte da empresa responsável pelo aterro, e um acúmulo foi verificado. Com esse acúmulo de lixo, alguns catadores deixaram de fazer a coleta porta a porta, desobedecendo à proibição de catação no local e invadindo a área. Porém, após uma negociação entre a Prefeitura de Natal e a Braseco, a operação está sendo normalizada e as duas empresas intensificaram os trabalhos para resolver o mais rápido possível o problema.

“A dívida com a Braseco está sendo quitada, uma negociação foi feita e o problema do acúmulo do lixo no local está sendo resolvido. Nós solicitamos que os catadores das associações de material reciclável voltem às ruas para cumprir com suas obrigações de coletar o lixo reciclável da capital”, afirmou Bosco Afonso, Diretor Presidente da Urbana.

Incentivar a coleta seletiva na capital e proporcionar qualidade de vida para os catadores de lixo são algumas das prioridades da atual gestão da Companhia de Serviços Urbanos da capital. Para tanto, a Urbana arca com toda a estrutura logística da coleta, oferecendo aos catadores oito caminhões para a realização do trabalho porta a porta nos bairros da capital, além de honrar os custos com água, luz, telefone, balanças, funcionários e manutenção dos galpões.