PETI é destaque nos Jogos Escolares

Os beneficiados pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI Beira-Rio, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - Semtas, foram campeões gerais dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte – JERNS na modalidade capoeira. Essa semana, aconteceu a entrega de medalhas e troféus no Praia Mar Hotel, causando muita emoção para todos os atletas. Eles foram representando a Escola Municipal José Soreto, mas todo o treinamento foi realizado na sede do PETI pelo professor de capoeira Geraldo André Câmara.

O momento foi de muita felicidade. As meninas, principalmente, quase não acreditaram na verdade. Era a primeira vez que elas participavam dos JERNS e já foram muito vitoriosas, surpreendendo a todos. Elas venceram em quatro modalidades da capoeira, obtendo seis medalhas de ouro, sete de prata e várias outras de bronze, nas categorias mirim e infantil.

Anne Karoline da Silva, 13 anos, é a “Atleta Ouro” da capoeira, grande destaque do PETI Beira-Rio. Ela começou a praticar capoeira no Programa há quatro anos. “Achei ótimo. Quero continuar a praticar cada vez mais. Meus pais ficaram muito orgulhosos e me apoiaram bastante”, declara a atleta que conquistou sozinha três medalhas de ouro.

O professor, por sua vez, também é ouro. Ele foi escolhido como o melhor técnico nas categorias mirim e infantil feminino, e recebeu dois troféus. Ele realizou todo o treinamento com as meninas, e também como os meninos. Desde agosto de 2009 treina os beneficiados para competirem nos JERNS de 2010. “Foi a partir deste momento que eles pegaram pela primeira vez a corda utilizada no uniforme da capoeira e começaram a se apresentar em eventos que envolvesse a modalidade. A idéia é que ainda neste ano eles já estejam com a nova corda, desta vez amarela”, afirma o professor, Geraldo André Câmara.

Dentre os meninos, Jefferson Bernardo foi quem fez bonito nos jogos. Aos 11 anos, ele recebeu medalha de bronze na categoria mirim masculino. “Percebemos uma mudança significativa nos beneficiados. A melhora na auto-estima é visível. Sinto que esse trabalho socioeducativo vai muito além de uma simples prática esportiva. Vejo em alguns a vontade de ter a capoeira como profissão”, declara Eliene Beserra, coordenadora do PETI.

A equipe de capoeira também participou dos Jogos Escolares do Município - JEMS, obtendo o mesmo êxito. “Fomos campeões no mirim feminino”, declara satisfeito o professor. E parece que os atletas estão só começando a desenvolver suas habilidades. “Se depender deles, todo dia tem capoeira”, comenta o professor.