SME participa de Seminário Trabalho Docente na Educação Básica no RN


SME participa de Seminário Trabalho Docente na Educação Básica no RN

Profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SME) participaram durante os dias 20 e 21 de junho, do Seminário Trabalho Docente na Educação Básica no Rio Grande do Norte, promovido pelo Centro de Educação da UFRN e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. O evento ocorreu no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE) e contou com o apoio da SME.

O seminário abriu espaço para a formação continuada de toda comunidade potiguar, especialmente para professores, alunos de pós-graduação, equipes pedagógicas das escolas e secretarias de educação, gestores públicos e sindicatos.

Um dos objetivos do seminário foi de socializar os resultados da pesquisa sobre Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil e no RN, debatendo resultados com especialistas na área e com a comunidade envolvida, além de disponibilizar dados para subsidiar a elaboração de políticas específicas para o RN.

Na tarde desta terça-feira, a professora doutora em educação Maria José Gadelha representou o secretário municipal de Educação, Walter Fonseca, durante a mesa debatedora sobre “Condições de Trabalho Docente na Educação Básica no RN”. Participaram também do debate a professora doutora Alda Castro e o professor doutor Fernando B. Mariana, ambos da UFRN.

Ao fazer um recorte na investigação relativa às condições de trabalho, como disciplinas, questões salariais e de infra-estrutura vivida pelos docentes, a professora Maria José Gadelha destacou a contribuição com três décadas na formação de profissionais na rede municipal de ensino. Gadelha atua também como formadora nos anos iniciais e pesquisadora no campo da formação e trabalho docente.

“Investigar o trabalho do professor é procurar compreender o seu processo de desenvolvimento, a construção social de si mesmo e de sua profissão, que envolve analisar o trabalho docente e as condições de trabalho, considerando a concreticidade de sua trajetória como os seus conhecimentos de vida, seus saberes e habilidades que vão sendo construídos em determinado tempo e contexto social histórico, e durante a sua própria prática”, pontua Maria José.

Durante o debate, a representante da SME apontou sugestões sobre condições de trabalho do professor, como por exemplo, que o professor trabalhasse em tempo integral na escola, porém com meios para que ele pudesse planejar em momentos individuais e em momentos coletivos também, de acordo com as suas áreas de conhecimento.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389