SME participa do 2º Fórum da Rede Potiguar de Escolas Leitoras.

A Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) participou nessa segunda-feira (20) do 2º Fórum da Rede Potiguar de Escolas Leitoras. O encontro aconteceu na Assembléia Legislativa do RN, reunindo gestores da educação, professores mediadores e demais atores envolvidos na promoção literária no ensino público. O evento abordou a importância da leitura literária e dos espaços de leitura, além de mostrar programas já estabelecidos, e considerados fundamentais na melhoria de uma boa educação.

A SME foi representada pela assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental (DEF) Miriam Dantas, que expôs o histórico das ações da SME, a criação da política municipal de promoção da leitura literária nas escolas da rede e o funcionamento da Lei nº 6.094/10. Quanto à legislação, Miriam Dantas destacou que o documento assegura formação do leitor, espaço de leitura, acervo de qualidade, como também a garantia de educadores e/ou mediadores de leitura.

Miriam Dantas apresentou também a parceria com o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) e o Instituto C&A e a Rede Potiguar de Escolas Leitoras. No momento, 34 unidades da rede municipal integram os projetos. Como exemplo de proficiência na promoção da leitura, citou a Escola Municipal Celestino Pimentel, no bairro da Cidade da Esperança, que tem obtido sucesso em atividades como rodas de leitura e incentivo ao hábito de ler.

"Não tem como pensar em desenvolvimento sem política de leitura. O incentivo se reflete em progresso e acumula bons resultados.", afirma Miriam Dantas. De acordo com a representante da SME, o projeto vai ser ampliado durante os meses de julho e agosto deste ano. Um comitê de elaboração das ações será instalado.

Ainda na programação, a coordenadora da Escola Municipal Laércio Fernandes, Jaciana Sousa, mostrou toda importância da parceria com as famílias no processo de construção da cultura de leitores. A unidade citada mantém hoje 728 alunos matriculados que participam de uma ação denominada "Leitor a Bordo", direcionado também às gestantes e mães de crianças com até cinco anos.