Conferência reúne jovens para discutir políticas públicas

Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos. Foi o tema da 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude de Natal realizada pela Prefeitura do Natal nesta terça-feira, 13, no Complexo Cultural da Zona Norte. Os trabalhos em grupo foram abertos às 10h pelo secretário municipal de Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da FIFA (Secopa), Rodrigo Cintra.

O evento foi organizado para fortalecer as relações entre o governo e a sociedade civil em busca de uma maior efetividade na formulação, execução e controle da política municipal de juventude. Entre outros objetivos, a conferência também serviu para divulgar e debater os parâmetros e diretrizes da política municipal, estadual e nacional do setor.

Falando para uma platéia formada essencialmente por jovens, Rodrigo Cintra disse que aquela conferência representava um marco visto que a partir dela a Secopa poderá discutir o planejamento dos recursos que serão aplicados em projetos. “É o momento de discutirmos com tranquilidade, consciência e produtividade”.

O secretário garantiu que a partir desta data a secretaria estará aberta e a disposição dos interessados e fez o seguinte alerta: “Devemos abrir os olhos, esse é um momento único que a cidade passa hoje. Natal é uma das 12 cidades sede. A parte da população e da sociedade que mais terá proveito são vocês. É um momento de unirmos forças em prol de toda a juventude. Sem a juventude a copa do mundo não acontece”.

De acordo com o secretário, o momento é de copa e a cidade contará com 18 mil jovens voluntários. “Cada um aqui hoje se envolve com a copa preparando a sua carreira. Muitos estarão graduados. É preciso despertar para algo que fatalmente deverá mudar a carreira profissional de todos vocês. Quem tiver interesse e vontade participe!”. Rodrigo Cintra ressaltou que a conferência estava acontecendo com muito esforço em função dos poucos recursos por ser um evento de extrema importância.
“Cenário Atual e Perspectivas da Política Pública de Juventude na Cidade”, foi o tema central das mesas de estudo formadas com a participação da Marcha Mundial das Mulheres; Federação dos Conselhos Comunitários e Entidades Potiguares (Fecap) e Departamento de Projetos e Entretenimento da Secopa.

De caráter eletivo, a conferência deverá escolher no final da tarde os delegados que irão participar da etapa estadual. Serão realizadas duas eleições distintas: 16% do total de delegados da conferência, escolhidos da sociedade civil e 4% do total de delegados, do poder público. Os membros da Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Juventude também estão aptos a se candidatarem como delegados.

Além do secretário Rodrigo Cintra, da Secopa, estiveram presentes o vereador Ney Lopes Júnior, representando a Câmara Municipal, Rafael Mota, representando a subsecretaria de Estado, Melayne Macêdo, da Marcha Mundial das Mulheres, Marcus Demétrios, da Fecap e a vereadora Júlia Arruda.