Professora da SME é campeã durante 2ª Etapa do Circuito Loterias CEF

Crédito da imagem: Divulgação SME

Formada em Educação Física, a professora Ana Luiza Nonato de Faria, trabalha no Setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME). Além da atividade profissional, Ana Luiza é atleta da Sociedade Amigos do Deficiente Físico do Rio Grande do Norte (SADEF-RN), e conquistou no último final de semana, a primeira colocação de salto a distância, durante a 2ª Etapa do Circuito Loterias Caixa. A disputa organizada pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), aconteceu no Parque do Ibirapuera em São Paulo.

Primeira no ranking nacional e terceira no mundo, Ana Luiza conseguiu a marca de 3,89m. A classificação mundial, no entanto, segundo explica a atleta, só vai ser validade após participação no Parapanamericano de Guadalajara, que acontece no México. Ela espera confirmação da prova nos jogos.

Atleta desde 2008, da modalidade do judô, que também já colecionou títulos. Antes com baixa visão, há um ano com perda total, Ana Luiza vem se destacando no atletismo, e há um ano, começou a participar de competições. A atleta é acompanhada pelo técnico, Jonas Morais Sobrinho, professor da rede municipal, com atividade desenvolvida na SADEF-RN, que tem o apoio da Prefeitura de Natal, Governo do Estado, Petrobras, Caern e Uniodonto.

A professora e atleta Ana Luisa, presta assessoria às escolas municipais, e ressalta a importância do esporte na vida dos alunos com algum tipo de deficiência. "O primeiro ponto é a socialização do aluno nas escolas. Hoje as crianças com necessidades ou deficiência física estão inseridas numa sala de aula, com alunos sem deficiência, onde vai ter que socializar e enfrentar barreiras. Não só físicas, mas, também arquitetônicas e humanas. E o esporte em si, também contribui, porque é uma forma não só de socializar, de uma oferecer qualidade de vida, mas também incentivar uma profissão. Hoje eu posso dizer que além de professora de educação física, sou atleta."