Natal recebe programa de consumo responsável e reciclagem de resíduos

Assinatura de acordo nesta quarta-feira (21) marca parceria entre Prefeitura, Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil e a organização ambientalista WWF-Brasil

O Banco do Brasil, a Fundação Banco do Brasil, a Prefeitura de Natal e a organização ambientalista WWF-Brasil firmam acordo de cooperação nesta quarta-feira (21), às 11h, para promover no município ações relacionadas a Consumo Responsável e Reciclagem do Programa Água Brasil. A cerimônia de assinatura ocorre no hotel Monza Palace (av. Senador Salgado Filho, 3.490, Lagoa Nova), durante a realização de oficina participativa para construção de plano de trabalho para o manejo de resíduos sólidos da cidade.

A oficina será realizada nesta quarta-feira (21) e na quinta-feira (22), a partir das 8h, envolvendo organizações de catadores de materiais recicláveis, Prefeitura, Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), grandes geradores, associações de moradores, ambientalistas e as instituições parceiras.

Natal é um dos cinco municípios brasileiros selecionados para receber o Programa Água Brasil. O programa, concebido pelo Banco do Brasil, é desenvolvido em parceria com a Fundação Banco do Brasil e a organização ambientalista WWF-Brasil.

Em Natal, o Programa Água Brasil apoia a prefeitura e os catadores de materiais recicláveis, melhorando sua infraestrutura e a capacidade de coleta do município. O Programa vai, ainda, desenvolver ações de comunicação comunitária e educação para o consumo responsável, entre outras iniciativas.

“O Programa Água Brasil visa principalmente alcançar mudanças de hábitos e atitudes. Em Natal, vamos fazer um esforço para que a população participe cada vez mais da coleta seletiva e comece a refletir sobre seu consumo, gerando menos resíduo e destinando corretamente o resíduo gerado”, disse o coordenador do Programa Educação para Sociedades Sustentáveis do WWF-Brasil, Fábio Cidrin.

Além de Natal, integram o grupo selecionado para receber as ações do Água Brasil as cidades de Belo Horizonte (MG), Caxias do Sul (RS), Pirenópolis (GO) e Rio Branco (AC). Nestas cidades, as organizações parceiras estimulam a mudança de comportamento e valores em relação à produção e destino dos resíduos sólidos e disseminam os princípios do consumo consciente. As ações em implementação vão permitir que os modelos desenvolvidos possam ser replicados nos demais municípios brasileiros.

Agricultura
O Programa Água Brasil inclui também ações em 14 microbacias hidrográficas nos diferentes biomas brasileiros, incentivando boas práticas agrícolas voltadas à melhoria da qualidade das águas e à ampliação da cobertura da vegetação natural. Nestas ações, é também parceira do programa a Agência Nacional de Águas (ANA).
A iniciativa prevê, também, a realização de estudos para aperfeiçoar os critérios socioambientais utilizados nos processos de financiamento e investimento do Banco do Brasil, contribuindo para a redução de risco e impactos socioambientais. E prevê, ainda, ações para aprimorar os modelos de negócios voltados ao desenvolvimento regional sustentável e ampliar o portfólio de produtos e serviços financeiros com contribuição socioambiental do BB.