A UBS de Candelária promove o Encontro de Cuidadores de Pessoas com Alzheimer

O dia 21 de setembro é celebrado no mundo inteiro como o dia da Doença de Alzheimer. A Unidade Básica de Saúde de Candelária (UBS), integrante da rede municipal de saúde, realiza a partir desta segunda-feira, 19,  a Semana de Alzheimer, que tem como destaque o VIII Encontro de Cuidadores Familiares de Pessoas com a Doença de Alzheimer, que acontecerá na quarta,21, e está com inscrições abertas.

A iniciativa do evento é do grupo “Cuidado de quem cuida”, que há uma década desenvolve a ação pioneira entre familiares de pessoas com a doença de Alzheimer da UBS de Candelária, localizada na Rua Barão do Açu, S/N. O grupo exerce um importante papel no apoio aos cuidadores dedicados a prestar uma assistência de qualidade aos idosos com a doença de Alzheimer, Parkinson e outras demências.

A Semana comemorativa teve início nesta segunda-feira, no supermercado Carrefour, parceiro há 6 anos da UBS, onde haverá até as 17h divulgação sobre o grupo de cuidadores, apresentação cultural temática e serviços de verificação da pressão arterial e glicose. Na terça-feira (20) haverá uma Roda de Conversas na UBS de Candelária com os cuidadores e familiares de pessoas com a doença de Alzheimer, das 8h às 11h.

Na quarta-feira (21), dia oficial da doença, acontecerá o VIII Encontro de Cuidadores Familiares de Pessoas com a Doença de Alzheimer, com o tema “Primavera, Verão, Outono, Inverno... Ressignificando as vivências na doença de Alzheimer”, a ser realizado no auditório do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), próximo ao Restaurante Universitário, e cujas inscrições para as 70 vagas abertas ao público estão sendo feitas na própria UBS, pelo celular 9985-3910 ou pelo e-mail macielbetania@hotmail.com.

A programação do encontro vai das 8h às 17h e contará, no turno matutino, com a abertura oficial feita pelos representantes e autoridades, exposição de fotografias dos cuidadores e exibição do documentário em vídeo com depoimentos alusivos aos 10 anos do grupo. Às 14h terá início uma conferência temática sobre a doença com o Prof. Dr. João Bosco Filho (UERN). Em seguida, a professora Soraia Deluza realizará uma dança circular encerrando o evento.