Escolas municipais aderem ao Projeto "A gente contra a dengue"

Dando continuidade ao programa de combate e prevenção à dengue, a Secretaria Municipal de Saúde do Natal (SMS) está realizando, em parceria com os supermercados Nordestão e com a Secretaria Municipal de Educação, a campanha “A Gente Contra a Dengue”, com as escolas municipais e estaduais dos distritos sanitários Leste e Oeste de Natal. As escolas participantes do projeto irão desenvolver trabalhos com os alunos sobre como combater e controlar a dengue, fazendo uso de peças teatrais, panfletagem e palestras.

Segundo o coordenador do Programa de Educação e Comunicação e Saúde da SMS, João Pedro da Silva, o projeto tem como objetivo formar, por meio dos alunos das escolas participantes, multiplicadores para combater e prevenir a dengue. “Estamos trabalhando com todas as escolas municipais do Distrito Leste e Oeste, levando conhecimento sobre como prevenir e combater a dengue por meio da equipe de educadores do Centro de Controle de Zoonose, que ensinam como prevenir e combater a dengue fazendo uso de dinâmicas, paródias e teatros”, disse João Pedro.

Para a titular da SMS, Maria do Perpétuo Socorro Lima Nogueira, esse projeto é importante para dar continuidade à luta no controle da doença na capital do estado. “Estou muito feliz com esse projeto por dar continuidade ao combater à dengue, pois mesmo Natal não estando mais em epidemia, precisamos continuar com o combate e prevenção do mosquito Aedes Aegypt na cidade. É muito importante que as pessoas se conscientizem de que essa doença precisa de combate e prevenção diários para que não ocorra outra epidemia”, alertou a secretária.

Segundo a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Rosa Magda, “cada escola ficará responsável por criar sua própria pedagogia para levar informações aos alunos sobre como prevenir e combater a doença. Os alunos serão multiplicadores, que irão levar para suas famílias e amigos o que aprenderam dentro da sala de aula sobre a dengue. Já os Centros Municipais de educação infantil participarão por meio de oficinas e orientações aos pais dos estudantes menores de cinco anos”, comentou.

Ainda de acordo com Rosa Magda, os alunos participarão de um concurso educativo ao fim do ano letivo, no qual irão desenvolver uma história infantil com temas relacionados à dengue. Além disso, esses alunos irão trocar suas fardas até o final do ano por outra com o slogan do projeto “A gente contra a dengue”.