A abertura das comemorações referentes ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, começaram desde a última sexta-feira (06/03) pela Prefeitura do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte). A prefeita Micarla de Sousa fez um pronunciamento em tributo ao dia especial, como também entregou a cinco mulheres a Medalha Nízia Floresta, como forma de reconhecimento ao importante papel que elas desempenham na sociedade natalense.

As homenageadas foram Ana Paula Felizardo (sócia fundadora da Ong Resposta), Cibele Benevides Guedes da Fonseca (procuradora chefe da Procuradoria da República no RN), Edilza Maria Pinheiro de Araújo (diretora geral da Maternidade Professor Leide Guedes) Rossana Sudário (promotora do Meio Ambiente) e Canindéia Ferreira, a Déia (sanfoneira integrante do trio “As Irmãs Ferreira”, sucesso na década de 50). Além disso, foram inauguradas as exposições “Da Permeabilidade do Belo”, da qual participam 29 artistas, e “Cartografias do Afeto”, do fotógrafo Wendel Gabriel, que seguem abertas à visitação até 20 de março.

Além das exposições, a programação voltada à figura feminina continua nos dias 11, 13, 16, 18 e 20 por meio de exibições de documentários, comentados depois por convidados, do programa Toda Beleza, em uma parceira entre o Canal Futura e a prefeitura. As mostras e as exposições ocorrem na Capitania das Artes, mas a iniciativa é realizada em conjunto com outras secretarias municipais, como a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS).

Sobre “Da Permeabilidade do Belo”

A exposição é uma coletiva feita por 29 artistas com duas intenções: transmitir ao observador as noções particulares de beleza de cada um dos artistas e compartilhar o belo com o visitante da exposição. Participam Adriana Lopes, Célia Albuqueruqe, Jean Sartief, Isaias Ribeiro, Ricardo San Matine, Ricardo Cerqueira, Andréa Erbert, Civone Medeiros, Sayonara Pinheiro, João Natal, Jota Medeiros, Falves Silva, Marcelus Bob, Guaraci Gabriel, Max Pereira, Ilkes Rosemir, Leandro Garcia, Cláudio Damasceno, Oiram Pinheiro, João Viannei, Vinícius Dantas, Mário Rasec, Madê Wainer, Cícera Gabriel, Flávio Freitas, Luiz Élson e Afonso Martins.

Sobre “Cartografias do Afeto”

A segunda exposição é fotográfica. Em “Cartografias do Afeto”, Wendel Gabriel provoca as pessoas nas ruas a trocar flores por abraços.

Toda Beleza

Em parceria com o Canal Futura, haverá nos dias 11, 13, 16, 18 e 20 de março, no Auditório da Funcarte, a exibição de documentários que compõem o programa Toda Beleza. O programa foi desenvolvido pelo canal televisivo no Brasil inteiro com a intenção de discutir os padrões de beleza. A mensagem unificada transmitida pelos vídeos é de que não existe um padrão de beleza, já que a beleza é relativa e particular, não pertence a um padrão único, mas sim divide-se em diversificadas facetas.

Os curta-metragens exibidos serão, respectivamente, “Corpo, Territórios e Suas Expressões”, “Motricidade”, “A Igreja Invisível de Juraci”, “Pedro Grilo” e “A Coisa Mais Bonita que Sei Fazer”. Todos os vídeos serão discutidos por convidados. Amanhã (11/03), após a exibição do vídeo “Corpo, Territórios e Suas Expressões”, as integrantes do Coletivo Leila Diniz, ligado ao movimento em prol da mulher, irão mediar uma roda de diálogo sobre Novas Linguagens Estéticas.