O processo de descentralização do Cadastro Único, desenvolvido pela Secretaria de Trabalho e Assisência Social - SEMTAS começou há mais de um mês, com a abertura de 14 novos postos de recadastramento do Bolsa família. Todos os Centro de Referência da Assistência Social - CRAS e algumas unidades dos programas Erradicação do Trabalho Infantil - PETI e Projovem Adolescente realizam o recadastramento das famílias dentro das comunidades. A coordenação do Programa planeja atualmente a abertura de mais oito novos postos, que serão distribuídos em duas regiões da cidade onde há maior índice de famílias com cadastros desatualizados - zona norte e oeste.

“Antes as famílias tinham que vir até a sede da SEMTAS para realizar o cadastro ou mesmo para atualizar qualquer novo dado. Agora basta procurar o posto mais próximo de casa. Isso faz com que haja economia de dinheiro e tempo para os beneficiários”, explica a secretária da SEMTAS, Rosy de Sousa.

Para realizar a atualização dos dados familiares, a SEMTAS abriu edital para contratação temporária de 100 assistentes sociais que irão atuar em campo, através de visitas domiciliares e encaminhamento para o posto de recadastramento mais próximo.

A Secretaria está à procura de assistentes sociais formados e estagiários na área de informática (cursando), e serviço social (a partir do terceiro período) para realização desta importante ação social. Os interessados deverão procurar a sede da SEMTAS, na Av. Bernardo Vieira, 2180, Dix-Sept Rosado, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Os estagiários devem entregar seus currículos na coordenação do Bolsa Família. E os assistentes sociais formados deverão apresentar currículo, foto 3x4 atualizada e fotocópia dos seguintes documentos: diploma, comprovante de residência, carteira de identidade, CPF, título de eleitor, certificado dos cursos realizados e certificado de reservista, no caso dos candidatos à vaga do sexo masculino.

O processo de revisão cadastral do Programa Bolsa Família terá início no dia 13 deste mês e deverá se estender até novembro. O objetivo da ação é atualizar os dados e regularizar a situação no Cadastro Único de aproximadamente 28 mil famílias beneficiárias residentes no município para que não percam o benefício.

Segundo a coordenadora do Cadastro Único, Raquel Farias, 11 mil famílias em situação irregular foram identificadas pelo Tribunal de Contas da União e precisam ter seus dados averiguados até outubro. As outras 17 mil famílias deverão efetuar o recadastramento até 31 de agosto para continuar a receber o benefício.

O Bolsa Família é um programa do Governo Federal de transferência de renda complementar entre R$20,00 e R$182,00 (até 31 de agosto) a famílias cuja renda seja avaliada como insuficiente de acordo com a renda per capita. Em Natal, beneficia 49 mil famílias.

CADASTRO ÚNICO: 3232.9248 / 9290