Mais dois Centros Municipal de Educação Infantil (CMEI’s), antigamente chamados de creches, foram reinaugurados na manhã desta quarta-feira, 5 de agosto, pela prefeita Micarla de Sousa. Um deles situado em Cidade Nova, o CMEI Professora Itacira Bento e o outro no bairro de Nazaré, CMEI Maria Raquel Filgueira.

As novas instalações foram pensadas e melhor estruturadas para receber crianças de até cinco anos e 11 meses de modo que esses espaços permitam o pleno desenvolvimento do aprendizado e da interação com as outras crianças, numa fase da vida que já deve ser foco na questão educacional.

Desde que passou a ser responsável por todos os centros de ensino infantil da capital – tomando conta de todas as antigas creches desde dezembro do ano passado, a Secretaria Municipal de Educação (SME) vem levantando as principais necessidades desses espaços, seja na reestruturação de infra-estrutura, na locação de novos prédios ou até mesmo de construir novos CMEI’s.

Para a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, a iniciativa do executivo municipal oferece as crianças oportunidades de se transformar em verdadeiros cidadãos no futuro. “Está comprovado que a educação infantil pode fazer a diferença, porque esta é a porta de entrada para as crianças para o mundo. Será aqui que elas receberão a educação, a segurança, serão bem alimentadas, para enfrentar os demais desafios”, afirmou Micarla.

De acordo com o secretário Municipal de Educação, Elias Nunes, a prefeita Micarla de Souza tem dado autonomia à gestão da Educação, porque é um desejo dela de que todas as crianças possam freqüentar o ensino infantil.

“A SME está atenta e investindo na educação infantil. Mas sabemos que essas reinaugurações não significam dizer que resolvemos o problema da grande demanda. Para tanto, continuaremos um trabalho contínuo. Temos, por exemplo, uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), de modo que eles possam identificar prédios que são nossos e, até mesmo, terrenos para que possamos adaptar ou construir novos CMEI’s na cidade”, disse o secretário.

A diretora do CEMEI Maria Itacira Bento, professora Edileide Ribeiro Pimentel, disse que o trabalho desenvolvido pela Prefeitura até agora representa um “salto na qualidade do ensino público potiguar”. “Vamos ter mais recursos, uma equipe mais capacitada e leis para amparar nossa educação, é uma elevação considerável na educação”, afirmou a especialista.

Opinião semelhante também tem a gestora do CEMEI Raquel Filgueira, Karoline Soares. “Com o novo espaço, uma estrutura mais adequada, as crianças deverão aprender mais e melhor”, resume.

No CMEI Itacira Bento, por exemplo, quem gostou muito das novas instalações do prédio, que ganhou salas amplas, reforma no piso, pintura nas paredes, um novo parquinho, uma brinquedoteca e também um refeitório totalmente adaptado para os pequeninos, foi Josimeire Estevão, 20, desempregada, mãe de Jhonata Luan, de três anos, que faz parte das 75 crianças matriculadas no CMEI e que, a partir dessa quinta-feira, já começarão a freqüentar as turminhas de tempo integral, das 7h às 17h. “Agora, sabendo que meu filho está bem cuidado e tratado e vai passar o dia inteiro na creche (sic), eu vou conseguir um emprego” disse ela.