A Secretaria Municipal de Saúde(SMS)  iniciou nesta quinta-feira (06) a nova fase da campanha de combate à dengue, desenvolvida em parceria com o supermercado Nordestão. Alunos da rede pública participra de uma oficina no auditório do Nordestão de Santa Catarina, na zona norte de Natal, para aprender como combater o mosquito transmissor da doença.

O trabalho envolve 29 escolas de Natal e 11 de São Gonçalo, selecionando alunos do 5º ao 9º ano, que sabem ler e escrever para que se transformem em multiplicadores. Os escolhidospara esta oficina foram os estudantes das escolas municipais Adelino Fernandes e Monsenhor Alves Landim. “São duas escolas por semana.  Resolvemos começar o projeto piloto nas áreas de maior índice de notificação do mosquito” explica a coordenadora pedagógica do projeto, Rosa Magda.

O Centro de Controle de Zoonoses(CCZ) da SMS está trabalhando como mediador. Os profissionais realizam palestras para auxiliar os estudantes no controle e prevenção a dengue. Já os profissionais da Vigilância Epidemiológica da SMS repassam conhecimentos preventivos de combate ao mosquito da dengue.

O Nordestão também auxilia nas oficinas por meio das nutricionistas que apresentam aos alunos a forma correta de uma alimentação saudável. Além do lançamento de um concurso no dia 05 de novembro para premiar os estudantes que apresentarem histórias em quadrinhos com o tema “A gente contra a Dengue”.

Além de oficinas são realizadas palestras, gincanas e outras ferramentas didáticas utilizadas com os estudantes. O período da campanha será de 5 de agosto a 30 de outubro.