O prazo para o pagamento do primeiro lote do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) termina na próxima segunda-feira (12). Mais de 80 mil contribuintes estão inseridos nesse primeiro lote, enquanto os outros dois lotes estão marcados nos meses de fevereiro e março. Para a efetuação do pagamento a prefeitura do Natal oferece estímulos como descontos e parcelamentos. “As condições de pagamento são 30% de desconto à vista, ou 15% no pagamento dividido em oito vezes. É preciso lembrar a importância desse tributo porque ele é revertido em ações diretamente ligadas à população”, explica o secretário adjunto de tributação do município André Luis Miranda Macedo.

Ainda segundo André Luis, a facilidade no pagamento do tributo se reverterá no aumento de contribuição nesse ano. “Um dos grandes problemas da arrecadação é a taxa de inadimplência que hoje chega a 35%. Como o processo foi facilitado através do pagamento eletrônico, onde o contribuinte entra no site da SEMUT e imprime o seu boleto, esperamos que a adesão ao pagamento aumente”, disse. Ele afirmou que a secretaria está estudando formas para gerenciar a distribuição e arrecadação municipal, além de uma nova campanha publicitária para incentivar o pagamento dos outros lotes. “Estamos há pouco tempo a frente da secretaria e em breve estaremos com um projeto para facilitar a arrecadação municipal. Isso também prevê uma campanha publicitária, que pode ser implantada nos próximos dois lotes”, disse.

O município do Natal possui 200 mil contribuintes aptos a pagar o tributo. Nessa primeira etapa do IPTU, 80.242 pessoas estão cadastradas para efetuar o pagamento, cujos carnês já foram enviados. O contribuinte que não recebeu o carnê, pode acessar o site http://www.natal.rn.gov.br/semut/servicos/iptu.php e imprimir o boleto eletrônico.